quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ÉTICA DIVINA

TEOREMA - l -
Deus é uma Substância absolutamente Infinita. Isto é; existe por Si só; sem, contudo depender de outros conceitos (Conhecimentos), fora de Si, para vir à existência. De outra forma; se dependessem de outros conhecimentos para vir à existência; não seria por isso mesmo Deus. E existiria por conseqüência, do conceito de outra Substância; que por sua vez deveria ser absolutamente Infinita. Isto é absolutamente impossível. Deus auto-existe único e necessariamente.
Demonstração - l -
Deus é Espírito. Entendo por espírito, uma Substância Infinita ou finita. Sendo que tudo aquilo que é finito, necessariamente possui negação de potência de existência em seus atributos constituintes; defino Deus sendo uma Substância absolutamente Infinita. Isto é; um Espírito absolutamente Infinito deve por conseqüência ser Incriado. Isto explica, e implica sua existência antes de todas as coisas. Deve tudo quanto possui, a Si mesmo. Pois se devessem a outrem; não seria por isso mesmo Deus; mas aquele a quem atribuíssemos poder de existência antes de sua constituição, seria definido sem nenhuma contradição, como Deus absolutamente infinito.

I
Se existir envolve Auto-Potência; então uma Substância, e somente Ela deve existir como causa primeira de todas as coisas existentes por criação. Pois sendo assim nasce desta idéia, o conceito verdadeiro que determina, e estabelece existência absoluta a causa primeira das coisas. Aqueles que pregam a evolução genérica das coisas fogem a lógica e a ética.
(1º) Foge a lógica, por não existir nenhuma possibilidade de uma coisa menor, ser causa de uma maior; pois como todos poderão ver claros e evidentes que, faltariam realidades nos atributos em uma coisa menor na geração de uma maior. Isto digo por hipótese, pois as espécies perpetuam na procriação; tais idéias são absurdas no conceito do Criador. Assim Deus para estes pensadores ilógicos deve tudo quanto possui ao nada. Isto é absolutamente um absurdo.
(2º) A ética seria matéria inexistente pelo motivo único de não haver a quem se reverenciar. Pois a quem deveríamos tudo o que somos? Não existiria em ato a causa das coisas. O nada, o inexistente seria a causa do existente. Não há absurdo maior que estas idéias infundadas. Deus existe necessariamente como Criador de todas as coisas quer diretamente, quer indiretamente; tudo existe como efeito de cuja causa se reconhecem o poder de existência absoluta nos seus Atributos infinitamente perfeitos, no ponto mais elevado de perfeição absoluta.
Deus existe necessariamente; isto é, em decorrência unicamente da necessidade de sua natureza, e todas as suas ações decorrem da mesma necessidade. Assim Deus pode ser visto facilmente como causa livre de todas as coisas. Em hipótese nenhuma Deus pode ser visto agindo por coação; mas tudo existe pela necessidade de sua natureza. Quer os seres divinos, quer os seres humanos, quer seja o ser irracional quer a vida vegetal e mineral etc., tudo existe por necessidade da natureza divina. O favor divino para estas criaturas decorre da mesma natureza divina, quer por meio de tal ou qual atributo Deus abençoa necessariamente sem, contudo ser coagido.
É claro que, no Cosmo deva existir coisa criada, (que teve como causa primeira a Substância Infinita que é Deus) em desenvolvimento constante. Pois as coisas criadas que teve um principio de vida em Deus, se desenvolvem no conhecimento. Mas não pode evoluir (mudar de gênero). O homem nasce inculto, e cresce no conhecimento Cientifico Empírico, Teológico, e Filosófico. Mas nunca se evoluirá transformando-se em anjo, mudando assim de gênero. A exemplo disso vimos Jesus Cristo, mesmo depois de glorificado, ainda disse a Tomé: "Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; tocai-me e vede, pois um espírito não tem carne e nem ossos, como vedes que eu tenho" (Bíblia). A expressão: "Sou Eu mesmo"; define o que precede; pois muitos poderiam pensar que Jesus Cristo depois de sua morte e ressurreição, se evoluiu; mas foi por isso mesmo que ele deu explicações; para que ninguém viesse a confundi-lo. Neste particular Jesus declarou ser Ele o mesmo homem, depois de sua ressurreição. Isto nos mostra que mesmo depois da ressurreição, ainda seremos eternamente humanos, como Ele o é. Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente.
Lema

Nenhum comentário:

Postar um comentário