terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A DIVINDADE DE JESUS A LUZ DA BÍBLIA

Jo 1.1;
grego
En àrxê ên ó lógos,
kai ó lógos ên prós tòn Teón,
kaì Teòs ên ó lógos
Assim se lê:
Én arkhê en ró Lógos ....................Em principio era o Verbo
kái ró Lógos en prós ton Theón ......e o Verbo estava com a pessoa de Deus
kái Theós en ró Logos. ..................e o Verbo era um Deus(da qualidade)

A tradução correta segundo a gramatica grega nesta passagem seria: Em principio era o Verbo, e o Verbo estava (com a pessoa de Deus) e o Verbo era (da qualidade, Natureza de Deus) Deus 
Isto ocorre pelo motivo de que na lingua grega, coinê (comum nos tempos de Jesus) não existir o artigo indefinido, um, uma; uns, umas; mas, somente o definido o,a; os, as; assim que não havendo o artigo definido acompanhando o verbo, seria indefinido. Nete versiculo do Evanjelho de João, ocorre exatamente isto. O artigo definido é descrito no "Hó" e assim que, "Hó Theos" traduz-se, literalmente "O Deus, ou a Pessoa de Deus". quando a palavra Theos não conta com a companhia do artigo definido significa "Um deus" ou da mesma natureza, qualidade de Deus. Aqui um ponto de destaque que demonstra uma passagem classica da gramatica grega. Não devemos esquecer as Palavras de Jesus que nos adverte: "errais por não conhecer as escrituras e nem o pode de Deus". Escrituras aqui envolve o conhecimento gramatical da Bíblia em suas origens.
O importante é que O Verbo (Hó Logos), encarnou-se, e habitou entre nós, e vimos a sua gloria, como a glóriaa do Unigêrnito do Pai, cheio de graça, e de verdade Jo 1.14.
Nesta passagem Bíblica vemos claramente que o Logos era o Filho de Deus, quem encarnou-se não foi Deus no sentido pleno, mas o Verbo de Deus. A expressão: "Deus encarnado", é muito forte e se torna confundivel, já que a palavra "Deus", se aplica diretamente ao Pai do Filho ll Jo 3.
É claro que sabemos que todos os seres divinos levam o Título (Deus) designativo de suas qualidades, ou naturezas. Porém, sabemos tambem que Deus Absoluto, deve-se por natureza ser indivisivel e único; não se pode dizer com respeito a Deus existindo em partes; mas, sua Onipresença (Omnipresença), se percebe em todos os lugares do Infinito, quer seja abstrata (invisíveis) ou nas coisas fisicas (visíveis) que testemunha o poder criador de Deus Ro 1.20;
E desta forma Deus revela o seu grande amor para com toda humanidade, no fato de enviar o seu filho Unigenito a este mundo de pecados, para que todo aquele que nele crê não pereça mas, tenha a vida eterna Jo 3.16; e Jesus ao chegar aqui "aprendeu a obediencia por aquilo que padeceu, e, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos que lhe obedecem Hb 5.8-9;
Veja o leitor que, quando o Verbo, o Logos se achou encarnado, teve que passar às duras provas para aprender o caminho da Obediencia; buscou a Deus com Lagrimas para o livra-lo da morte, e foi ouvido quanto ao que temia Hb 5.7; nisto nos mostra que o Senhor Jesus temia a Deus, e o seu zelo pela verdade o levou a temer quanto a vontade do Pai; isto era o que realmente temia, não teve medo da morte, mas, temia por não saber ainda se era aquela a vontade do Pai; e assim orou: "Pai, se for possivel passa de mim este cálice sem que eu beba, contudo não faça a minha vontade, mas, a tua". Ele não sabia se realmente era a vontade do Pai, que ele fosse a cruz; pois nos rituais dos holocausto jamais se ofereceu sacrificio na cruz, era estranho para ele; mas, resolveu tudo isto na oração. Mt 26.38.39.
Muitos erram ao pensar que Jesus por ser divino teria que ter todos os Atributos de Deus o Pai; como seria possivel a existencia de mais de um Ser, Onisciente? Como defender esta Teologia, qual seria logo a necessidade de Jesus orar, se é que ele sabia tudo; até mesmo daquele dia e hora somente o Pai sabe, nem anjos e nem o filho, mas, unicamente o Pai Mt 24.36; Jesus conhecia os corações de seus ouvintes, pelo dom do Espírito Santo, pois Ele estava cheio do Espírito Santo Lc 4.1.
O Verbo divino foi revelado entre os homens quando encarnou-se, tomou a forma de homem e habitou entre nós; O Logos encarnado era a promessa de Deus cumprindo-se desde a queda de Adão e Eva Gn 3.15; Jo 1.1-14; Seria o Messias (Ungido) que restauraria o Reino de Deua na terra. Moises fala a Israel referindo-se a este grande libertador do povo de Deus.
O Senhor, teu Deus, te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis Dt 18.15;
Outrossim, somos advertidos a observar aquilo que lemos Jo 5.39; Ap 1.3; At 8.30.31; veja o tempo do verbo empregado nesta passagem: "Em principio "ERA O VERBO" está no tempo passado, era; e o Verbo "ESTAVA COM DEUS" tempo passado, estava; "OVERBO ERA DEUS" tempo passado.
Isto ocorre pelo motivo da encarnação do Verbo; uma vez que O Verbo divino se oferece voluntariamente a ser o Redentor da humanidade, e para que isto fosse possivel, teria que encarnar-se, seria uma mudança drastica de Genero, de divino para humano; teve que haver renuncia dos Atributos que lhe era peculiar. Isto podemos ver nos relatos de Paulo Apostolo, quando escrevia aos irmãos de Filipos.
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz Fl 2.5-8.
Quando diz que ESVASIOU-SE, (gr. ekenosen
Só assim poderia Ele ser o eterno Redentor e salvador de todos nós. Deus o Pai não poderia nos salvar se tornando um ser humano, pois um homem deveria enfrentar a Satanás e vence-lo, foi nesta demanda que o Verbo divino O Filho de Deus se prontifica a vir aqui no mundo dos mortais pecadores e salva-los. Houve uma Assembleia em que O Filho se oferece Is 6.8; At 2.23.
O Ser absolutamente Infinito, a Substancia absolutamente Perfeita jamais poderia encarnar-se. Tal idéia cai no absurdo, pois o finito (Um corpo) jamais comportaria o Infinito. A definição de Deus rejeita qualquer idéia que O reprima e O reduza, pois Deus é Infinitamente e absolutamente indivisivel.
Jesus é a encarnação do Verbo, é Ele tambem o criador dos céus e terra, como tambem de todas as coisas existentes. Jo 1.1-3; Cl 1.15-17. Ele Jesus quando Era o Verbo (Logos), foi o modo criador de Deus, o executor de toda obra planejada por Deus o Pai. Deus planejou, o Filho executou, e o Espírito Santo concerva dando vida a tudo que fora criado Hb 1.2,10; Jo 1.1o; l Co 8.6.
significa que Ele evacuou de Si todos Atributos divinos, para se tornar homem autêntico. Mesmo existindo em forma de Deus (Divino), não quis tomar posse dos seus direitos, mas esvasiou-se, ao inves de querer ser Deus (era direito dEle pois é o criador) tomou a forma de homem evacuando de Si todos Atributos divino, e humilhou-se até a morte, e morte de cruz.

8 comentários:

  1. Paz do Senhor, querido pastor.

    A encarnação da segunda pessoa da trindade (Jesus Cristo) é um dos maiores mistério de Deus, sendo assim jamais poderá ser humanamente explicado com perfeição absoluta. Penso eu, q devemos pedir discernimento ao Espírito de Deus p/ nos ajudar ao menos na tentativa limitada de explicar a misteriosa encarnação de Deus. Creio q seria impossível Jesus se esvaziar de s/ atributos divinos, se ELE esvaziasse de ser Deus, ELE deixaria de existir. O q ELE fez, foi esvaziar-se de S/ glória. “assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens” assumiu: (gr. genomenov) compare “subsistindo” com “assumiu”; tornar-se, em um dado momento, homem, não assumiu forma de Deus, mas de homem. Sua humanidade era tão real quanto a sua divindade. “E o Verbo se fez carne" (Jo 1.1) A fato de dizer q se “fez” ñ quer dizer que ELE “deixou de ser”. Jesus assumiu a semelhança de homem e deixou, (porque quis), de usar alguns atributos enquanto estava aqui. Cristo aceitou a limitação de espaço, conhecimento e poder. Jesus assumiu uma natureza humana, não uma pessoa humana. Ter natureza humana significa que Jesus tinha alma, espírito e corpo humano.

    A verdade que essa união incorpora está afirmada no credo de Anastácio: Deus perfeito é homem perfeito, com alma racional e carne humana. Igual ao Pai, segundo a divindade, menor que o Pai, segundo a humanidade. E embora seja Deus e homem, contudo não são dois, mas um só Cristo. É um não porque a divindade se tenha convertido em humanidade, mas porque Deus assumiu a humanidade. Um, finalmente, não por confusão de substancias, mas pela unidade da pessoa. Porque, assim como a alma racional e o corpo formam um só homem, assim também a divindade e a humanidade forma um só Cristo.

    A mesma verdade também é apresentada no segundo artigo do Credo a Igreja inglesa: O Filho, que é a Palavra do Pai, gerado desde a eternidade do Pai, o verdadeiro e eterno Deus, de uma substancia com o Pai, tomou a natureza do homem no ventre da bendita virgem e da substancia dela, de modo que as duas naturezas plenas, a saber, a divina e a humana, foram colocadas juntas numa pessoa, para nunca serem separadas daquele que é o único Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem (Citado por Watson, institutes, 617)

    Abraços, meu caro pastor.

    Antonio Carlos

    ResponderExcluir
  2. Meu caro irmão,sou leigo nesse assunto e não me convem debater. Eu estava lendo aqui o seu comentario e voce disse algumas coisas que contradiz, por ex: A Biblia diz que "Ele era o verbo" pelo que estudei pouco aprendi que "era" esta no passado então ja não é mais, ou seja Ele era o verbo e agora não é mais. O verbo "estava" com a pessoa de DEUS e ele "era" da mesma qualidade ou natureza de DEUS> Como voce e sua mulher são completamente diferentes mas ambos são da mesma natureza, são seres humanos. Eu sou menor que meu pai, ele é muito maior que eu em conhecimento, em força e etc... Jesus Cristo não quer ser bajulado como DEUS todo poderoso, uma certa vez ele repreendeu alguem que o chamou de "bom mestre" Bom mestre é DEUS que estais no céu. Ele mesmo disse que DEUS é somente 1. DEUS o todo poderoso disse Exodo 20: 1-2 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. DEUS é indivisivel e não há outro deus igual a ele, ele é o todo poderoso e não há outro. Outra coisa, se Jesus tivesse vencido a satanas sendo DEUS não seria manifesto a gloria de DEUS, por que DEUS vencer satanas é obvio, mas Jesus sendo homem ele venceu, Ele sentiu sede, fome e foi tentado em tudo. Um abraços querido DEUS TE ABENÇOE!!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é caro irmão... diante do que me escreveu poderia me explicar e apontar corretamente onde é que vc viu alguma contradição do que escrevi em relação ao que está me dizendo?

    abçs

    ResponderExcluir
  4. Continuação...

    Durante toda a história do cristianismo muitos “grupos” fizeram esforço para criar um Cristo diferente, através de doutrinas heterodoxas que procuravam implantar entre os cristãos, mas GRAÇAS A DEUS, TODOS FORAM REFUTADOS PELA “IGREJA” .
    Muitos foram os grupos que tentaram criar um Cristo diferente durante a história do cristianismo, porém, todos foram devidamente respondidos pela igreja, que pela graça trouxe a refutação às doutrinas heterodoxas que tentavam se implantar no meio dos cristãos, através dos concílios. Irmão Jeander, vou citar aqui os grupos que foram refutados e vou transcrever sobre o EUTIQUIANISMO, que se parece com nosso assunto. Grupos refutados: Arianismo, apolinarianismo, nestorianismo, um Jesus alternativo, amorc, testemunhas de Jeova, kardec, mormoninsmo, seicho-no-ie e movimento da nova era.
    EUTIQUIANISMO... também conhecida por Monofisismo, esta concepção de Cristo foi formulada por Eutiques (ou Êutico, 378-454 d.C.), esse cara foi lider de um mosteiro em Constantinopla. O EUTIQUIANISMO ensinava que a natureza divina de Jesus havia absorvido a natureza humana, (absurdo ñ acha?) gerando conseqüentemente um ser com uma terceira natureza. (rss) Esta doutrina é preocupante pois anula Cristo como verdadeiro Deus e como verdadeiro homem, o único que pode nos trazer salvação. MAS GRAÇAS A DEUS, ESSE FALSO ENSINO FOI REFUTADO EM 451 NO CONCILIO DE CALCEDONIA. ALELUIA....

    Neste concílio se reuniram 600 bispos, (pouco ou muito – todos teólogos hein) que pelo debate contra o EUTIQUIANISMO formularam uma confissão de fé que elucidou a humanidade e a divindade de Jesus Cristo. Esta confissão cristológica permeia a crença das igrejas Orientais Ortodoxas, Católico Romana e as igrejas oriundas da Reforma Protestante, salvo as correntes pseudocristãs que durante a história trouxeram falsos ensinos que perverteram a cristologia ortodoxa.

    Como é muito importante a confissão formulado no Concilio de Calcedônia possui, é vou transcreve-la aqui, para o seu conhecimento. Esta confissão também é conhecida como Definição de Calcedônia: “PORTANTO, CONFORME OS SANTOS PAIS, TODOS NÓS, DE COMUM ACORDO, ENSINAMOS OS HOMENS A RECONHECER UM E O MESMO FILHO, NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, TOTALMENTE COMPLETO NA DIVINDADE E COMPLETO EM HUMANIDADE, VERDADEIRAMENTE DEUS E VERDADEIRAMENTE HOMEM, QUE CONSISTE TAMBÉM DE UMA ALMA RACIONAL E UM CORPO; DA MESMA SUBSTÂNCIA (HOMOOUSIOS) COM O PAI NO QUE CONCERNE À SUA DIVINDADE E AO MESMO TEMPO DE UMA SUBSTÂNCIA CONOSCO, CONCERNENTE À SUA HUMANIDADE; SEMELHANTE A NÓS EM TODOS OS ASPECTOS, EXCETO NO PECADO; CONCERNENTE À SUA DIVINDADE, GERADO DO PAI ANTES DAS ERAS, AINDA QUE TAMBÉM GERADO COMO HOMEM, POR NÓS E POR NOSSA SALVAÇÃO, DA VIRGEM MARIA; UM E O MESMO CRISTO, FILHO, SENHOR, UNIGÊNITO, RECONHECIDO EM DUAS NATUREZAS, SEM CONFUSÃO, SEM MUDANÇA, SEM DIVISÃO, SEM SEPARAÇÃO; A DISTINAÇÃO DAS NATUREZAS DE MANEIRA ALGUMA ANULA-SE PELA UNIÃO; MAS, PELO CONTRÁRIO, AS CARACTERÍSTICAS DE CADA NATUREZA SÃO PRESERVADAS E REUNIDAS, PARA FORMAR UMA PESSOA E SUBSTÂNCIA [HYPOSTASIS], MAS NÃO PARTIDAS OU SEPARADAS EM DUAS PESSOAS, MAS UM E O MESMO FILHO E DEUS UNIGÊNITO, O VERBO, SENHOR JESUS CRISTO; ASSIM COMO OS PROFETAS DOS TEMPOS ANTIGOS FALARAM DELE E O PRÓPRIO SENHOR JESUS CRISTO NOS ENSINOU E O CREDO DOS PAIS FOI TRANSMITIDO PARA NÓS.”

    Desculpe escrevi tudo em letra maiúscula, devido a importancia desse texto.

    Como já dizia o velho e renomado teólogo por Russel Norman Champlin: “Qualquer tentativa de expor de modo breve e completo a identificação, o ministério e os ensino de Jesus, deve ser vista como algo semelhante à tentativa de pôr o oceano dentro de uma xícara. A grandeza de Jesus, sua subseqüente vastíssima influência, e nosso conhecimento relativamente exíguo de sua vida, ministério e ensinos, de pronto nos colocam em um dilema, porquanto qualquer esforço terá de ficar muito aquém do alvo de uma caracterização adequada de sua pessoa.”

    Grande abraço, irmão Jeander.

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo voce é um cara inteligente, mas porem voce não esta usando da sua inteligencia, me mostra na Biblia onde diz que Cristo é o proprio DEUS. Eu não nego que Jesus é divino querido mas, dizer que Jesus é o proprio DEUS é uma burrisse sem tamanho!!!
    "VERDADEIRAMENTE DEUS E VERDADEIRAMENTE HOMEM" Quem prega isso é a igreja catolica irmãoo..rsrs..analize bem isso querido!!!

    Jesus é muito maior que nós querido, mas Ele não é maior que o DEUS pai todo poderoso. Não existe duas pessoas iguais, não existe dois DEUSES, Jesus é divino e da mesma natureza que DEUS mas com menos poder que o Pai....isso é uma coisa logica! 1 Timoteo 2:5 "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem..." Ops..rsrs..axo que voce esta equivocado amado!!! JESUS é merecedor de toda honra e toda Gloria Ele é um ser divino é DEUS mas não o Pai todo poderoso. Analize bem querido e não vai na onda desses teologos locos..... 1 Temoteo 1-5,6,7,8,9 e 10 "Mas o fim desta admoestação é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência, e de uma fé não fingida; das quais coisas alguns se desviaram, e se entregaram a discursos vãos, querendo ser doutores da lei, embora não entendam nem o que dizem nem o que com tanta confiança afirmam. Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente, reconhecendo que a lei não é feita para o justo, mas para os transgressores e insubordinados, os irreverentes e pecadores, os ímpios e profanos, para os parricidas, matricidas e homicidas, para os devassos, os sodomitas, os roubadores de homens, os mentirosos, os perjuros, e para tudo que for contrário à sã doutrina..." Abraçoo meu amigoo....DEUS abençoe voce e toda sua familia!!!

    ResponderExcluir
  6. IRMÃO, ESSA É A ULTIMA VEZ QUE RESPONDO, MESMO PORQUE JÁ ESTÁ SE TORNANDO ALGO DESAGRADAVEL ESSA DISCUSÃO SEM FUNDAMENTO, NÃO QUERO QUE VC ENGULA GOELA ABAIXO O QUE EU PENSO NEM TAMPOUCO VOU ACEITAR O QUE VC DIZ, SIMPLESMENTE PORQUE ACHA-SE DONO DA VERDADE ABSOLUTA. OUTRO MOTIVO É QUE VC ESTÁ LENDO E NÃO ESTÁ ENTENDENDO NADA DO QUE ESTOU ESCREVENDO... COMO DIZ O DITADO: “VC ESTÁ MAIS PERDIDO DO QUE CACHORRO QUE CAIU DO CAMINHAO DE MUDANÇA”
    ONDE É QUE EU DISSE QUE JESUS CRISTO É O DEUS PAI???? (MAS ISSO JÁ NÃO VEM MAIS AO CASO, PARO POR AQUI)
    NÃO ACHO QUE SEJA “BURRISSE” (OPS, RSSS) BURRICE. POIS SE FOR ASSIM ENTÃO OS TEÓLOGOS MAIS RENOMADOS A HISTORIA DO CRISTIANISMO E ERUDITOS E ESTUDIOSOS DA BÍBLIA TAMBÉM SERIAM BURROS POR DEFENDEREM A DIVINDADE E HUMANIDADE DE CRISTO. COMO POSSO NÃO CONCORDAR COM HOMENS QUE DERAM A VIDA ESTUDANDO O EVANGELHO E EM HARMONIA CONCORDAM ENTRE SI SOBRE A DOUTRINA DE CRISTO?? SE NÃO TOMAR SUAS GRANDIOSAS OBRAS PARA ESTUDOS, (COMO FAÇO ASSIDUAMENTE) EU VOU ATRÁS DE QUEM, DO ZÉ FULANO OU CICRANO, QUE NUNCA LERAM UMA OBRA SEQUER DESSES RENOMADOS PAI DA FÉ?

    ABÇS A VC E TODA A FAMILIA, DESEJO A TODOS UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO REPLETO DE REALIZAÇÕES E REVELAÇÕES.

    ResponderExcluir
  7. Quanto ao que me disse sobre mostrar na bíblia onde diz que Cristo é verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus, apresento-lhe RM 9:5 (conhece?) mas vou lhe apresentar só esse, o resto você mesmo pode pegar uma Bíblia de concordância e sair a procura.

    RM 9:5 em 3 versões, para que você entenda.. Lembre-se que no original, nesse caso, o sinal de pontuação era desconsiderado.

    RM 9:5 CRF “Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.”


    RM 9:5 NLH “Eles são descendentes dos patriarcas; e, como ser humano, Cristo pertence à raça deles. Que Cristo, que é o Deus que governa todos, seja louvado para sempre! Amém! ‘

    RM 9:5 NVI “Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de tudo, bendito para sempre! Amém. “

    Veja que não é coisa de católico como disse, e sim uma verdade BIBLICA.

    ResponderExcluir
  8. Mas voce confundi dinvidade com igualdade querido, nós dizemos que Jesus é divino mas não igual ao pai, Ele é menor que o pai e voces dizem que são iguais,não é? Pois então querido, eu estou tranquilo e não me considero dono da verdade apenas não concordo com essa teologia falça e absurdaa,Jesus Cristo é divino e da mesma natureza que DEUS absoluto mas são destintos, não é a mesma pessoa. Axo que é voce que esta se contradizendo, dizendo que Jesus é igual a DEUS Pai e depois ja fala que ELe nÃO é o pai, entÃO Ele é outra pessoa, não acha?...rsrrs..ops!! Acho que voce se contradizeu de novo amigo..Tudo que falo e afirmo eu lhe mostro na Biblia e a passagem de Romanos 9-5 se refere a DEUS Pai, DEUS dos patriarcas. Um feliz natal e um ano novo de muitas bençãos, vitorias e muitoo conhecimento espiritual!!! abraçoo

    ResponderExcluir