quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O QUE A TEOLOGIA NÃO PREGA


O QUE A TEOLOGIA (GR.THEOLOGIA) NÃO PREGA
VEJA AQUI!
OUTRAS PROVAS CONTUNDENTES
Gn 6.1-3.
Aquela Geração dos filhos dos homens havia sido debilitada pelo querubim ungido. E isto lhe causou a queda. Pois que, havendo de apascentá-los como o pastor faz com suas ovelhas, ao contrario enfraqueceram-nas, entregando-as, ao mundo do desconhecimento de Deus. Por esta causa Deus reconhecendo a fragilidade dos filhos dos homens, declara sua decisão de não contender para sempre com os homens, porque eles também eram carne; como os filhos de Adão Is 14.13-15. Ez.28,16.
Também depois que os filhos de Deus entraram às filhas dos homens, e lhes nasceram filhos estes foram os valentes da antiguidade. E isto pesou no coração de Deus, e se arrependeu o senhor de haver criado o homem Gn 6.7. Por esta causa Deus mandou o dilúvio e destruiu com todo homem que havia criado. Esta referencia indica os filhos dos homens que foram criados, no dia em que Deus criou Macho e fêmea, e disse crescei e multiplicai e enchei a na terra Gn. 1.27,28. Não se deve confundi-los com os filhos de Deus, ou seja, os filhos de Adão e de sete Gn.4.26. 5.3,4. Observe que Adão e Eva só tiveram filhos e filhas, depois que geraram a Sete. Vv4. A expressão de Eva "e chamou o seu nome Sete; porque disse ela, Deus me deus outra semente em lugar de Abel; porquanto Caim o matou". Aqui fica claro que eles não tiveram outros filhos entre Abel e Sete. E se observa aqui que, Caim o primogênito de adão, nesta época em que nasceu Sete, ele já havia casado e fundado cidade que colocou o nome de seu filho Enoque Gn 4.16,17.
Também quando Deus veio ao encontro de Caim para saber dele o que havia acontecido com Abel Gn 4.9. E no dialogo entre eles Caim fala para Deus que irá ser fugitivo e todo o que o encontrar o matará; mas, Deus diz a ele; porei um sinal em ti para que todo aquele que lhe encontra não venha te ferir. Gn 4.13-15. Nisto vemos que havia pessoas na terra e que poderia ferir a Caim.
Vejam o que diz a Bíblia: E quando os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra: Isto significa que, a ordem divina cumpria-se; os homens estavam crescendo e multiplicando como ordenou o Senhor Deus Gn 1.27,28. Estes homens haviam sidos debilitados pelo querubim ungido IS 14.12. O que vendo os filhos de Deus (filhos de sete Gn 4.25,26) que as filhas dos homens eram formosas, tomou para si das que escolheram Gn 6.1,2. Esta mistura desagradou a Deus de tal maneira que se arrependeu o Senhor de havê-los feito Gn 6.5,6. Por esta razão disse Deus: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne Gn 6.3. Observe a palavra "TAMBEM" advérbio e interjeição que exprime descontentamento.
E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para sí, mulheres de todas as que escolheram. Então, disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne; porém seus dias serão cento e vinte anos.

1 Tm 2.12,13,14.
Não permito porem, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silencio, porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher sendo enganada caiu em transgreção.
l)Paulo Apostolo ensina aqui, que:
a) A mulher por natureza não pode ensinar o marido. Isto porque sua criação se deu por necessidade do homem. Gn 2.18a. O homem diferente da mulher fora criado por necessidade divina Gn 1.26.
b) A mulher fora criada para complementar a missão do homem, isto é, para satisfazer a vida saudável do homem no que concernia seu oficio Gn 2.18b 1Co 11.3.
ll) Ser submisso não envolve rebaixamento de dignidade, mas, demonstra a alta capacidade de representação. Paulo queria que todos nós soubéssemos que Cristo é a cabeça de todo varão, e que o varão é a cabeça da mulher; e que Deus é a cabeça de Cristo - 1 Co 11.3.
a) Nisto vemos que Cristo não se sente desconfortável em ser submisso ao Pai. Como também o homem não deva sentir desconforto em ser submisso a Cristo. Da mesma forma a mulher não deva sentir humilhada ao ser submisso ao homem. Ao contrario, ser submisso traz honrra e valorização do seu Gênero.
Devemos compreender as autoridades também no aspecto de seus ofícios. Isto é, cada ser existente, existe dentro de seu gênero, no máximo grau de perfeição.
c) Por causa do engano em que a mulher caiu, satanás passou a ter legalidade nela, e, conseqüentemente a humanidade passou a herdar o seu pecado, transmitido pela natureza pecaminosa, daí a necessidade do novo nascimento - Ro 3.9. 5.12-21. Hb 2.14. Jo 3.3-5.
O significado do sacrifício de Jesus Cristo, neste aspecto; se nota principalmente no fato de sua vitoria contra satanás na tentação do deserto. O Cristo na pessoa do homem Jesus, venceu a tentação no deserto, e triunfou sobre Satanás; diferente da mulher que caíu e ficou a mercê do pecado até nos dias de hoje; pois o seu pecado afetou a natureza humana de tal forma que, os seus filhos passaram a herda-lo de geração a geração. Graças a Deus que o homem venceu, se tornando o salvador por excelência da humanidade. Gn 3.i-7- Comp. Mt 4.1-11.
Assim a mulher passou a ser dependente do homem, também no sentido espiritual; podendo alcançar sua salvação sendo submissa ao homem vencedor 1 Tm 2.11-15. É também por essa causa que a mulher deva ter na cabeça sinal de poderio (Submissão), por causa dos anjos; ela caiu, mas, o homem venceu 1 Co 11.3,7-10.
Que as santas mulheres reconheçam estas verdades Bíblicas, e possam compreender que ser submissas não envolve diminuição, mas, honra. E assim os homens devam saber que como as mulheres, eles tambem são submissos a Cristo. Os deveres de ambos são iguais no que concerne a submissão. Um tem o dever de ficar calado na Igreja (as mulheres), o outro porem, tem o dever de ensinar a Palavra de Deus fielmente (os homens). A mulher deva ser tratada como vaso mais frágil (o homem tem o dever de perdoa-la em suas fraquezas), o homem não pode errar. Pois a mulher é figura da Igreja, o homem é figura de Cristo. A Igreja quando erra perante Cristo Ele a diciplina com amor; porem Cristo não erra perante a Igreja.
 
 
PORQUE A MULHER NÃO PODE EXERCER AUTORIDADE
SOBRE O HOMEM?
QUEM ERAM AS FILHAS DOS HOMENS
QUE OS FILHOS DE DEUS TOMARAM PARA Si?
 
Os filhos de Deus aqui compreendem os filhos de Adão e Eva que nasceram de Sete Gn 4.15,16; isto porque Caim matou Abel seu irmão ficando somente ele de filho de Adão; como Caim não quis reconciliar sua vida, e voltar atrás; saiu da presença de Deus e juntou-se com aquela gente debilitada pelo querubim caído, e formou uma grande comunidade Gn 4.16-24. De forma que os filhos de Deus são os filhos de Sete; e os filhos dos homens são aqueles que foram debilitados antes de Deus formar Adão do pó da terra.
Foi justamente por isto também que Jesus ao expirar no calvário, desceu as partes inferiores, e pregou aos espíritos em prisão antediluvianos 1 Pe 3.19,20. - 4.6.
Nota-se aqui que Jesus pregou somente para os espíritos da época de Noé; os quais foram rebeldes quando a longanimidade de Deus esperavam nos dias de Noé enquanto preparava a arca. Há uma teoria que diz que os espíritos daquele povo, são os demônios. Tal teoria não combina com o pensamento Bíblico.
O grande conflito entre o bem e o mal provocado pelo querubim ungido, é uma questão de governo; o que estava em jogo era exatamente o trono; o poder governamental do sistema. O intento do querubim ungido gira em torno do comando dos céus e da terra criados Is 14.13-15. Todas as investidas de Satanás contra Deus envolveu o reino mundial através das dinastias dos poderosos comandantes das nações.
a) Os Faraós desde 2700 AC até 605 quando o ultimo Faraó Neco, fora derrotado por Nabucodonosor, o qual levou Judá para Babilônia em três levas, 605, 597, 586.
b) Os Assírios de Sargão e Senaqueribe que levaram Israel reino do norte, para Babilônia em 722 AC.
c) Os Medos e Persas, de Ciro através do General Dario que desviou o Eufrates e invadiu a Babilônia pelo leito seco; e derribou o torno de Beltsazar filho de Nabonaides em 539 AC.
d) Os gregos dominaram com Alexandre o grande filho de Felipe l, seu reino de curto espaço, teve inicio em 336 e findou-se com a morte de Alexandre em 323 AC; seu sucessor não foi seu filho, mas, deu lugar aos quatro generais de seu exercito;
Lisímaco – ficou com a Trácia, e a Bitinia;
Ptolomeu - ficou com a Palestina, Egito e Arábia;
Cassandro - ficou com Grécia e Macedônia;Seleuco - ficou com a Babilônia e a Síria. Os gregos dominaram até 146 AC quando caíram nas mãos dos romanos na batalha de leucópetra.
O reino foi dividido em dois reinos; oriental e ocidental.
e) Por fim Roma domina uma extensão enorme de terras, e implanta seu domínio, com o título Cezar. Desde os idos de 753 AC a casa Juliana deu a Roma este titulo que só veio realmente ser implantado em 27 AC pelo primeiro Cezar dentre os 12 que reinaram com este título. Octavius Augustus Cezar, que reinou desde 44 AC até 14 AD.
Jesus nasceu e cresceu no tempo de Octavius Augustus Cezar; foi este imperador que expediu o decreto para alistarem as crianças da época; José e Maria foram a Belém, cidade natal de Jesus. No ano 14 AD começa a reinar Tibério Claudio Nero Cezar, filho adotivo de Augustus.
Foi no tempo de Tibério que Jesus foi crucificado.
Neste relato estou mostrando as tentativas de Satanás para conquistar os reinos do mundo; porém em todos eles Satanás é derrotado, de forma indireta; na grande tribulação será a ultima tentativa para esta conquista, porém no final Jesus triunfa e os reinos do mundo virão a ser de Deus e do seu Cristo e Ele reinará para todo sempre Ap 11.15.

l) A exemplo de nosso contexto, abordaremos em primeira instância a questão da queda do grande querubim ungido para proteger.
Is 14.11,12
Já foi derribada no inferno a tua soberba, com o som dos teus alaúdes; os bichinhos, debaixo de ti, se estenderão, e os bichos te cobrirão. Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!
a) Quando o querubim fora estabelecido no monte santo de Deus (Ez 28.13,14,15 Éden), isto é, empossado; ele era perfeito e sábio, até que se achou iniqüidade nele Ez 28.3,15. Ele era aferidor das medidas, e dominava sobre as nações (Gn 1.26-27, que aos poucos foram sendo debilitados por ele Is 14.11,12.
b) Nesta época Deus ainda não havia formado o homem Adão do pó da alimentaria dos frutos do Jardim que Deus ainda não havia plantado nesta época Gn 2.8,9.
c) Deus nesta época já havia criado somente o homem e mulher que haveria de crescer multiplicar e encher a terra Gn 1.27,28. Estes deveriam alimentar-se dos frutos da terra como também dos peixes e animais Gn 1.29,30.
Não obstante, neste período da historia da criação, Deus não haver ainda criado o homem adão! Porem, já encontrou o querubim ungido para proteger, debilitando as nações (Is 14.11-13. Se na época em que o querubim ainda estava trabalhando para Deus em seu reino (Éden), havia nações para que ele as debilitasse; prova-se, claramente que havia seres humanos mesmo antes de Adão. Daí termos a resposta: "com quem Caim casou-se?" Gn 4.1-17
ll) O Querubim era perfeito e andava entre as pedras afogueadas (Ez 28.14,15), isto é, andavas entre a gloria de Deus.
a) Estavas no Éden Jardim (Céu) de Deus. De onde fora lançado por terra (Ez 28.16). Nunca esteve no Céu habitação de Deus comp. Is 14.13,14 - 1 Tm 6.16 - Ex 33.20 - Jo 6.46 - O Senhor Jesus venceu e assentou-se, no trono Fl 3.20,21 - Ap 22.3 - Hb 1.8 .
a) Eras Querubim Ungido para proteger; ao contrario debilitou as nações. Era filho da alva, estrela da Manhã Is. 14.12 comp. Ap 22.16 - Jó 38.7.
b)

12 comentários:

  1. Paz do Senhor pr João, que otimo ter aberto esse blog, o senhor é um estudioso da Palavra e isso vai ser muito interessante, só pra dar uma “cutucadinha” aqui vai um comentário, (com ele não estou querendo formar nenhuma doutrina). Abçs a todos. Irmão Antonio Carlos

    Está registrado em ICO 15:45 que Adão (ser humano) foi o primeiro homem criado na terra, para reforçar encontramos Adão declarando em GN 2:23 que Eva tinha sido formada a partir dele. Em GN 3:20 ele diz que Eva é a mãe de todos os seres humanos viventes. Portanto, diante disso, antes de Adão e Eva não existiu outra raça humana. Aproveitando esses textos, conforme nos mostra a Palavra de Deus, que todos os seres descenderam de Adão e Eva, então é obvio que Caim se casou com uma de suas irmãs, ou mesmo sobrinhas, pois as mulheres que nasceram descenderam de Eva e dos irmãos do próprio Caim. Em GN 1:2 entendemos que a terra já existia, sem forma e vazia, e por algum pecado ela havia sido destruida, mas não pelo pecado de Adão e Eva. Vemos então que poderia ter existido vida na terra, mas não era vida humana. No livro de JÓ 38:5-7, Deus fala para Jó sobre a criação, no vs 7 diz: "quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam?" Conforme interpretação biblica as estrelas da alva referen-se aos anjos. IIPD 2:4 diz que Deus não perdoou aos anjos que pecaram... (vemos aqui o motivo e por quem a terra ter sido destruida antes da “semana da criação”) Note que somente no proximo vs é mencionado o pecado dos homens (Adão até Noé), porque? Com certeza é porque os anjos pecaram primeiro.

    Isaías 14: do vs 4 ao 11 trata-se do rei humano babilonico descrito, ele representava o diabo. No vs 12 esse rei humano da Babilônia compara-se ao seu antítipo que é Satanás. Do vs 12 ao 14 refere-se a Satanas e do versículo 15 a seguir o foco volta para o rei humano. Veja que satanas foi como um governador dos anjos que juntamente com ele pecaram. Satanas tinha um trono e esse trono já tinha sido exaltado sobre os anjos da terra, os que pecaram com ele. E agora pretendia exaltar seu trono acima dos anjos de Deus. Queria invadir o céu de Deus, e destroná-Lo para reger o universo inteiro. Em EZ 28, fala sobre o príncipe humano de Tiro, que diz ser Deus e que se assenta sobre a cadeira de Deus. Tanto em IS 14 como em EZ 28:12, o tipo humano se levanta como a antítipo satanico. Compare com IITS 2:3-4. EZ 28 a partir do vs 12 incluindo a parte “A” do vs 17 fala de satanas. Preste atenção que no vs 13 e 14 não está falando de um ser humano e sim de um “ser criado.” Quem era este grandioso ser criado originalmente? "Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci" EZ 28:14.

    Deus deu a Adão a oportunidade de tomar o domínio das mãos de Satanás. Adão rejeitou, cedendo à influência de Satanás que até hoje permanece no trono da terra como o deus deste mundo. Cristo, o segundo Adão, em breve virá para apoderar-se do trono e restaurar finalmente o Governo de Deus na Terra. AT 3:19-21.

    Em outra oportundade continuaremos...

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor Irmão Antonio Carlos que Deus vos abençoe

    RESPOSTAS

    Em respostas o seu comentario, quero dizer que há fortes indicios de existencia de seres humanos antes de Adão. 1) No Gn 1.26-27; está clara a ordem de Deus para aquele casal recem criado procriarem, "Crescei e multiplicai e enchei a tyerra". Em primeira instancia podemos ver que Adão e Eva não estavam na TERRA, e sim no Eden; Adão foi criado só, depois de muitos dias foi que Deus fez a Eva. Adão comiam do jardim que Deus plantou no Eden, estes aqui comiam dos frutos e dos animais da terra, eram habitantes da terra. O Edem é o mesmo Paraiso, Nova Jerusalem; é outro lugar fora da terra. foram lançados na terra depois que Eva foi enganada. e só teve filhos depois do pecado, veja que o querubim caiu por ter debilitado as nações, e quando tentou Eva já havia caido e no entanto Eva não tinha nenhum filho ainda. Quais nações ele debilitou? Quando caim matou Abel disseque todo aquele que lhe encontrasse na terra para onde iria ser vagabundo, lhe mataria; e Deus disse: vou por um sinal em vc para que todo aquele que lhe encontrar não lhe mate; veja que o Proprio Deus disse que havia seres humanos que poderia matar Caim. Muito depois ds-este acontecimento conheceu Adão novamente a Eva e ela concebeu e deu a luz, e disse: este será chamado Sete porquanto Deus me deu no lugar de Abel que cain matou. Nisto vemos que entre Abel e Caim não tinha outros filhos. Adão já contava com 130 anos quando gerou a Sete, e só depois gerou filhos e filhas.
    Se precisar podemos ampliar este comentario falando do Querubim, das filhas dos homens que misturaram com os filhos de Deus, como tambem de Jesus que pregou aos espiritos em prisão antidiluviano etc. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Paz do Senhor, pr João e irmão Jeander. (PARTE 1)

    Nesse post farei um comentario baseado somente na sua ”RESPOSTA AO MEU COMENTARIO”
    O senhor disse que há fortes indicios da existencia de seres humanos antes de Adão e Eva na terra, mas não podemos nos apegar em “indicios” porque são nada mais nada menos do que “um sinal aparente ou provavel de que algo exista” Pois bem, voltemos ao assunto...
    Entre os parenteses, está o que o senhor escreveu em seu primeiro comentario a respeito:
    ((( b) Nesta época Deus ainda não havia formado o homem Adão do pó da alimentaria dos frutos do Jardim que Deus ainda não havia plantado nesta época Gn 2.8,9.

    c) Deus nesta época já havia criado somente o homem e mulher que haveria de crescer multiplicar e encher a terra Gn 1.27,28. Estes
    deveriam alimentar-se dos frutos da terra como também dos peixes e animais Gn 1.29,30. )))

    Bem, apesar do que escreveu ter ficado meio confuso pra mim, vou comentar da forma que eu entendi. Com um estudo mais profundo nesses capitulos vemos que não existe diferença entre GN 1 e 2, não são duas historias, duas criações.... Embora em GN 2:4 aparente ser outra criação não o é. GN 1:1 diz que Deus criou os céus e a terra. GN 1:2 informa que logo quando Deus criou a terra, ela era sem forma e vazia, isso é, ainda não estava pronta e não era habitada por criaturas (animais ou homens). O Senhor disse de Adão e Eva estar no Edem e a outra raça pré adamica na terra, mas entao me explique o que GN 2:5 quer dizer com: ” E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.” Querido pastor, se não havia nada pra comer na terra porque ela não estava lavrada, do que os animais dessa terra viviam, o que os homens que o senhor mencionou na sua resposta ao meu comentario comiam? Diante disso, quer Adão e Eva estivessem no EDEM ou na TERRA, acho que é mais seguro ficar com o que o Apostolo Paulo diz em ICO 15:45 “Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. “ E procurar entender que GN 1 descreve todos os dias da criação enquanto que GN 2 descreve somente o 6º dia e que isso não é contradição e nem faz disso criações distintas.

    ResponderExcluir
  4. (PARTE 2 – CONTINUAÇÃO - RESPOSTA AO SEU COMENTARIO)
    O senhor me pergunta quais nações satanas debilitou, mas adiante comento NOVAMENTE sobre isso, pois na minha resposta anterior já havia falado sobre IS 14 e EZ 28. Agora quero transcrever entre parenteses o que o senhor escreveu no seu primeiro comentario e que me parece contraditorio ao tema que o senhor está querendo expor, diz o seguinte:
    (((Vejam o que diz a Bíblia: E quando os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra: Isto significa que, a ordem divina cumpria-se; os homens estavam crescendo e multiplicando como ordenou o Senhor Deus Gn 1.27,28. Estes homens haviam sidos debilitados pelo querubim ungido IS 14.12. O que vendo os filhos de Deus (filhos de sete Gn 4.25,26) que as filhas dos homens eram formosas, tomou para si das que escolheram Gn 6.1,2. Esta mistura desagradou a Deus de tal maneira que se arrependeu o Senhor de havê-los feito Gn 6.5,6. Por esta razão disse Deus: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne Gn 6.3. Observe a palavra "TAMBEM" advérbio e interjeição que exprime descontentamento.)))
    Esse texto que diz que os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, está em GN 6:1, muito depois de Adão e Eva terem sido expulsos do EDEN. E o senhor mesmo comenta que as nações (homens) que satanas debilitou foram esses homens de GN 6:1. Para reforçar esse pensamento, veja bem, a biblia fala que Deus lançou fora do Eden o homem e não nações, “O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.” GN 3:23, mas uma vez neste vs, vemos que a terra não tinha condições de manter nenhum tipo de ser vivente antes deles serem expulsos, pois nao havia sido lavrada antes.
    O senhor comenta que o proprio Deus disse que já tinha seres humanos na terra ao mencionar sobre quando Caim matou Abel, citando GN 4:15 e segue comentando que Adão e Eva não tinham outros filhos alem de Caim e Abel, antes de Set ter nascido. Mas eu digo que não podemos fazer esse tipo de interpretação.O fato da Palavra de Deus fazer menção que Adão e Eva tiveram filhos e filhas somente depois de Caim matar Abel (GN 5:4), não quer dizer que não tiveram filhos e filhas antes, já que a biblia fala sobre as profissões dos dois, (fazendeiros) podemos deduzir que tinham idade para serem adultos. Portanto poderia ter outros irmaos já adultos os quais alguns ou apenas um deles poderia vingar Abel, a biblia não diz sobre isso, mas creio que ela da enfase a historia ocorrida, sem ter porque citar outros irmaos e irmas de Abel e Caim. Da mesma forma que o senhor entende que Deus falou sobre seres humanos na terra antes de Adão e Eva, podemos entender tambem que o fato de Caim ter medo de ser assassinado mostra que provavelmente havia muitos outros filhos e talvez até netos ou bisnetos de Adão e Eva naquele tempo. Como tambem a esposa de Caim que está escrito em GN 4:17 pode ter sido filha ou neta de Adão e Eva. Quando fala sobre o nascimento de Set, a biblia está dando enfase a uma nova linhagem.

    Voltemos entao a falar a respeito de IS 14 e EZ 28 como eu prometi anteriormente.
    Nem tudo que está na biblia pode-se interpretar literalmente. As alegorias, metaforas e parabolas, existem e podem abordar mais que um assunto ao mesmo tempo. Vejamos de acordo com o dicionario Michaellis:

    ALEGORIA: Ela expõe um pensamento sob forma figurada. Figura de retórica, constante de várias metáforas consecutivas, exprimindo por alusão idéia diferente da que se enuncia. Narrativa imaginária em que se personificam animais e coisas, em que cada pormenor tem um valor simbólico.

    METAFORA: Emprego de uma palavra em sentido diferente do próprio por analogia ou semelhança

    PARABOLA: Narração alegórica que contém algum preceito moral: As parábolas de Cristo encerram ensinamentos admiráveis.

    ResponderExcluir
  5. (PARTE 3 – CONTINUAÇÃO – RESPOSTA AO SEU COMENTARIO)
    E tambem não podemos interpretar algumas passagens baseado em alegoria, metafora e parabola e ao mesmo tempo tentar manter uma interpretação literal do resto das Escrituras. Diante dessas situações expostas de interpretações, me limito a repetir o que escrevi em meu comentario anterior, quando disse a respeito de satanas em IS 14-11-12 Isaías 14: do vs 4 ao 11 trata-se do rei humano babilonico descrito, ele representava o diabo. No vs 12 esse rei humano da Babilônia compara-se ao seu antítipo que é Satanás. Do vs 12 ao 14 refere-se a Satanas e do versículo 15 a seguir o foco volta para o rei humano. Veja que satanas foi como um governador dos anjos que juntamente com ele pecaram. Satanas tinha um trono e esse trono já tinha sido exaltado sobre os anjos da terra, os que pecaram com ele. E agora pretendia exaltar seu trono acima dos anjos de Deus. Queria invadir o céu de Deus, e destroná-Lo para reger o universo inteiro. Em EZ 28, fala sobre o príncipe humano de Tiro, que diz ser Deus e que se assenta sobre a cadeira de Deus. Tanto em IS 14 como em EZ 28:12, o tipo humano se levanta como a antítipo satanico. Compare com IITS 2:3-4. EZ 28 a partir do vs 12 incluindo a parte “A” do vs 17 fala de satanas. Preste atenção que no vs 13 e 14 não está falando de um ser humano e sim de um “ser criado.” Quem era este grandioso ser criado originalmente? "Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci" EZ 28:14. Mas não existe nada em absoluto que associe estas palavras a satanás.Mostra sim, e claramente que isso era uma "lamentação contra o rei de Tiro" (v. 12).

    OBSERVAÇÃO:
    Essa interpretação a respeito de seres humanos antes de Adão e Eva, faz parte da “Teoria do intervalo ou seja, lacuna” O teólogo Willmington conclui sobre essa teoria afirmando que ela não é científica, não é bíblica e não é necessária.
    É uma TEORIA DEBIL, sem qualquer valor teológico ou bíblico. Entre as diversas considerações
    NÃO É CIENTÍFICA: Foi um intento do cristianismo de reconciliar o relato da criação com os longos períodos geológicos da teoria da evolução. A evolução, porém, não é científica e contraria a segunda lei da termodinâmica.

    NÃO É BÍBLICA: A teoria descreve Adão andando sobre um grande cemitério de animais fossilizados, além é claro de admitir uma raça pré-adâmica.

    NÃO É NECESSÁRIA: A interpretação mais natural de Gênesis 1.1,2 é tomada pelo seu valor literário e próprio, sem qualquer acréscimo ou subtrações. Gênesis 1.1 é uma declaração resumida da criação: No versículo 1 diz o que Deus fez; No versículo 2 nos diz como foi feito.
    O Senhor ainda disse que pode ampliar a “resposta do meu comentario” falando do querubim, das filhas dos homens que misturaram com os filhos de Deus, como tambem de Jesus que pregou aos espiritos em prisão antidiluviano etc.” Eu gostaria muito pois gosto de debater para aprender, com certeza esses debates me levam a profundos estudos da Palavra de Deus, que por sinal me é extremamente benefico.

    Em Cristo, pela graça,
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. A PAZ DO SENHOR
    ABRAÇOS


    Querido Irmão, a Bíblia é a Palavra de Deus escrita; porem, ela não foi escrita na lingua portuguesa, e por esta razão há muitos erros de transliterações, como tambem de edições. E por isto mesmo temos muitas dificuldades na compreenção de muitos assuntos que não ficou muito claro para nós. O que fazer? O minimo que podemos fazer é conhecer um pouco dos originais mais autenticos e aprovados pelos teologos contemporaneos, e assim podemos tirar muitas duvidas quanto a erros existentes na nossa Biblia de tradução de João Ferreira de Almeida. Em outras traduções como a inglesa vemos a falta de alguns versicolus, e em algumas edições de nossa Bíblia vemos os Parenteses(), toda passagem entre parenteses não é dos originais. Assim tam bem vemos comentarios contradizentes em algumas passagens e os estudantes aprendem assim. Mas, quero dizer que, havendo ou não seres humanos antes de Adão, isto não altera em nada o que mais nos intereça a salvação. Os argumentos são argumentos; tanto pode ser que estou errado como tambem o erro estar do outro lado. Eu pelo menos mostro a logica e os verssicolus, Em lugar nenhum diz que Caim casou com uma de suas irmãs, e nem tampouco diz que Adão teve filhas antes de Caim fundar cidades; os registros de Gn 5.3.4; nos diz que Adão viveu 130 anos e gerou a Sete, e depois disto gerou filhos e filhas. Sete foi gerado muito depois de Caim matar a Abel e fugir para a terra de Node e fundar cidade por lá. Quando diz que Caim foi para a terra de NODE enfatiza a existencia de moradores lá, terra de node significa que havia muita gente por lá, e que certamente Caim casou-se com uma daquelas mulhers e teve filho com ela e chamou Enoque. Porque a descendende Caim era maligna, se casou com sua irmã? sua irmã não teria nada haver com o pecado dele. E os moradores de node, eram filhos de Quem? se Abel e Caim eram os unicos filhos homem de Adão. Se haviam lá filhos de Abel, deveriam ser bons, pois Abel era um homem bom diante de Deus. Tudo isto devemos d meditar, as regras das teologias não tem autoridade nenhuma para citar regras para ser seguidas por nós leitores da Palavra. Se vc for seguir as teologias irá confundir-se, pois elas contradizem e isto desde o concilio de Nicéia em 325 ac. O que devemos ver é a Bíblia o que ela diz, aí sim podemos confiar. Deus nunca disse a Adão: "CRESCEI E MULTIPLICAI E ENCHEI A TERRA" A Teologia não diz que Adão e Eva não foram criados para procriarem? e a mesma dia agora que este homem e mulher criados nos verssos 26.27 de Gn 1, é Adão? Estes aqui foram criados para encher a terra o Adão foi criado e colocado no Eden fora da terra.medite. Abraços

    ResponderExcluir
  7. OUTRO COMENTARIO
    DEMONSTRAÇÃO

    Crescei e multiplicai e enchei a terra, esta ordem imperativa de Deus, não foi dirigida a pessoa de Adão, pois ele não estava na terra propriamente dita; e tambem quando Deus o formou do pó da terra, colocou-o, no jardim no Eden. Nota-se que na época em que satanás tentou a Eva no Edem, obviamente Adão e eva não tinha nenhum filho; certo! e sataná caiu pelo seu orgulho foi nesta época que ele debilitou as nações, pois a expressão: "Como caaiste do ceu hó estrela da manhã, tu que debilitavas as nações". Debilitavas as nações, está no tempo passado. Então ele debilitou as nações foi mesmo antes de ser lançado fora do Edem onde governava Ez 28.13,14; Is 14.12,13,14. Todas estas declarações da Bíblia são inteligiveis, todos podem ver facilmente pois são diretas aos acontecimentos de cujos efeitos vivenciam o mundo de hoje. satanas está aí estampado nos acontecimentos mundiais, ele que qqueria elevar o seu trono (do Eden) para as regiões das mais altas estrelas de Deus, e dali governar todo o sistema planetario, fracassou; e Jesus triunfou pela obediencia ao Pai das alturas.

    errata;
    No comentario anterior no final quando diz: 325 ac. se lê; 325 AD ou DC
    Obrigado abraços

    ResponderExcluir
  8. Justamente por nossa tradução não ser compativel com o orignal da biblia, é que fiz o comentario acima,(baseado ao maximo nos originais) mas como o senhor mesmo disse, essas polemicas nao farão diferença em questao da salvação, mas o homem (adão) doi criado na terra e colocado no eden.
    Abçs, vamos para outra....

    ResponderExcluir
  9. Com certeza, o senhor sabe que não podemos desenvolver uma doutrina biblica sem antes entender o que significa as palavras escritas na Biblia. Isso é, não se pode desenvolver uma doutrina correta somente pelo que significa as palavas. Portanto as palavras isoladas não significam nada. Eu não me preocupo nem um pouco se essas palavras isoladas foram escritas em grego, hebraico,inglês ou qualquer outra lingua, eu sei com certeza que as palavras não têm significado definitivo fora do contexto em que se estão inseridas, ou seja, a palavra não tem nenhum significado definitivo fora da construção gramatical das frases. NÃO PODEMOS PEGAR UM VERSICULO AQUI OUTRO ALI, E QUERER DESENVOLVER UMA DOUTRINA CORRETA. ABÇS

    ResponderExcluir
  10. RESPOSTAS

    CASAMENTO JUDAICO

    O casamento judaico nos tempos Bíblicos era assim; A festa de casamento era dentre todas as cerimônia uma das mais alegres (Hb. Simchá). O primeiro passo, para o casamento eram os preparativos; O "Shiddushin" Ou seja, era comum na tradição judaica, o pai do noivo escolher uma noiva para seu filho; às vezes isto acontecia na infância do filho. O casamento era às vezes, considerado como um ato de ligação entre famílias, ou como uma aliança de amizade; todavia, o conceito que deveria ser descrito as vezes como amor, era algo secundário. Uma ilustração clássica do casamento bíblico se encontra nos primeiros capítulos do Pentateuco (Hb. Torah), concernentes à vida do patriarca Isaque filho de Abraão.

    Era Abraão já idoso e bem avançado em idade, e o Senhor o tinha abençoado em todos os aspectos de sua vida. Ele disse ao seu servo O Damasceno Eliezer o maioral que cuidava de tudo quanto possuía: Ponha sua mão debaixo de minha coxa. Quero que você jure pelo Senhor, o Deus dos céus e Deus da terra, que você não vai tomar uma esposa para o meu filho das filhas dos cananeus, entre os quais eu estou habitando, mas você irá a minha parentela e dos meus próprios parentes tomará uma esposa para o meu filho Isaque” (Gn. 24:1-4). Este é sem dúvidas um exemplo clássico do Shidduchin, para nossos dias. Esta tarefa era de responsabilidade do pai, porém, muitas vezes na pratica era impossível, e nestes casos o pai delegava esta autoridade a outro que fosse um representante responsável. No caso de Abraão vemo-lo, enviando o seu servo Eliezer o qual pediu ajuda do Deus de seu senhor, para que lhe concedessem um bom encontro. Através das gerações, esta pessoa era conhecida como shadkhan ("agente de casamento".

    Ao encontrar Rebeca irmã de Labão, Eliezer viu claramente a mão do Deus de Abraão seu senhor trabalhando naquele negocio. Convencido de que esta parte de sua missão estava cumprida; partiu para o segundo passo seguinte do Shidduchin, o qual é chamado de Ketubah (escrito, ou recibo). A Ketubah inclui as provisões e condições propostas para o casamento. Isto pode ser chamado de acordo pré-nupcial ou, mais corretamente, de contrato do casamento. Neste contrato hebraico, o noivo promete cuidar e sustentar sua futura esposa com dignidade, enquanto que a noiva estipula o seu dote (condição financeira). Isto é destacado no relato do servo de Abraão em relação a Rebeca. Depois de ter conversado com Labão (o pai de Rebeca), o servo reagiu da seguinte forma:

    ResponderExcluir
  11. CONTINUAÇÃO

    "Quando o servo de Abraão ouviu o que eles disseram, ele se curvou ao chão perante seu senhor. Então, o servo trouxe jóias de ouro e prata e artigos para roupas e os deu a Rebeca; ele também deu presentes caros a seus irmãos e sua mãe" (Gn. 24:52-53). Por ser o casamento algo arranjado, parece claro que o fato envolve o consentimento da noiva, e isto era uma cláusula de contingência importante. Isto é evidente quando o servo pergunta a Abraão: "O que acontece se a mulher não quiser voltar comigo voluntariamente para esta terra?" (Gn. 24:5). Felizmente, no caso de Rebeca, ela concordou com as condições da Ketubah (Veja Gn. 24:58). Para se preparar a cerimônia de casamento, era comum a noiva e o noivo fazerem separadamente um ritual de batismo na água (mikveh). Este ritual era sempre o símbolo de uma lavagem espiritual.

    Eyrusin (Desposar) Era este o estado de Maria quando se achou concebida pelo Espírito Santo.

    Depois da mikveh, o casal aparece sob a huppah ("pálio nupcial"), numa cerimônia pública, para expressar suas intenções de se tornarem esposo e esposa, ou noivo e noiva. Enquanto eyrusin significa "desposar", uma palavra secundária, às vezes associada com o período, é kiddushin ("SANTIFICAÇÃO", ou "separado à parte"). Este termo descreve mais especificamente o que o Desposar, ou o período de noivado significa, que é separar uma pessoa para a aliança do casamento. Kiddushin também se refere à verdadeira cerimônia eyrusin, a qual toma lugar sob uma huppah.

    Desde os tempos antigos, o casamento sob o pálio nupcial tem sido um símbolo de uma nova família sendo planejada (Ver o Salmo 19:5; Joel 2:16). Durante a cerimônia, alguns itens de valor são examinados (por exemplo, alianças) e um copo de vinho é compartilhado para selar os votos de eyrusin. Por isso, não havia relações sexuais a esta altura, e o casal deveria viver em lugares separados. O período para desposar é tipificado nO período que entende-se, do calvario ao arrebatamento da Igreja, ou seja, a dispensação da igreja. O significado de eyrusin para o judeu é sempre mais forte do que nosso moderno entendimento de noivado. O eyrusin era tão obrigatório que o casal deveria, na verdade, precisar de um divórcio religioso a fim de anular o contrato do noivado desposado(Veja Dt. 24:1-4). Ambos, a noiva e o noivo, têm suas respectivas responsabilidades neste período. O noivo deveria usar este tempo como preparatório. Como a huppah simbolizava a nova família, então, o noivo deveria ter como alvo a preparação do novo lugar de moradia para sua noiva e, eventualmente, para os filhos à seguir. Nos tempos bíblicos, isto era resolvido mais facilmente pela simples adição de um outro quarto na casa existente da família. Enquanto o noivo preparava a casa, a noiva teria como alvo sua preparação pessoal, enquanto o dia do casamento se aproximava. Um vestuário lindo de casamento devia ser preparado como um símbolo de uma alegre ocasião por vir. Mais importante, a noiva deveria se dedicar ao verdadeiro espírito do tempo preparatório para o casamento. Para ambos, a noiva e o noivo, os dias que seguiria seria os mais belos de toda suas vidas; procriaria a mais alta especie do Criador perpetuando-a,era o significado maior desta tão santa aliança, a do casamento.
    Espero com este relato ter dado aos meus queridos internautas uma explicação convincente sobre o assunto. Desposada estava Maria, isto é, estava no periodo do noivado e portanto o casamento estava garantido porem ainda não podiam se juntar.

    Pr João Antonio Barbosa

    ResponderExcluir
  12. TEOREMA - lll -


    Deus é imutável. E por conseqüência indivisível. Seus Atributos são infinitamente inseparáveis, faltando um deles; a Substância Infinita deixaria de existir. E conseqüentemente eles (Atributos), deixariam de serem Atributos constituintes de Deus.

    Demonstração – lll -
    Sendo Deus imutável; é por isso mesmo indivisível. Isto se deve, pela imutabilidade de seus Atributos constituinte. Estes Atributos da Substância Infinita são no máximo graus verdadeiros; isto é, Absolutos. Ora, tudo aquilo que é verdadeiro; absolutamente verdadeiro; não pode envolver nenhuma negação de potencia por nenhuma hipótese. Um Atributo da Substância Infinita deve-se, afirmar potência para existir no passado; no presente, e no futuro; com a mesma perfeição absolutamente Infinita. Esta afirmação equivale dizer que; Deus Era, É, e há de Ser; sempre e eternamente o mesmo. Não existe nenhum perigo no Infinito, de haver mudanças em Deus. Tanto o passado, o presente e o futuro para Deus são uma mesma coisa. Daí descobrir-se-á, que todas as coisas existentes dependem eternamente de Deus. E para que todas as coisas existissem, dependeu eternamente de sua causa primeira, a Substância absolutamente perfeita. Por conseguinte a existência da Substância implica a existência de todas as coisas existentes no infinito. Isto porque Deus é causa absoluta do existente. Por isso mesmo Deus deve necessariamente ser imutável em todo aspecto de seu Ser. As coisas não podem surtir efeitos dos quais se dizem que a Substância mude em sua constituição; pois Deus é constituído de uma infinidade de Atributos absolutamente perfeitos. Nem uma das criaturas pode ser definida como efeito de um atributo de Deus, mas, pela modificação da Substância infinita. Isto é, o modo de Deus criar as coisas finitas, deva pertencer o gênero divino, e ser semelhante a Deus. Isto se deve pelo motivo único de que uma Substância não pode criar outra Substância absolutamente infinita. Em outras palavras: Um Deus não pode criar outro Deus.

    Do Livro Ética Divina
    Autor: Pr João Antonio Barbosa

    ResponderExcluir