sábado, 4 de dezembro de 2010

A TEOLOGIA DA IMPECABILIDADE DE JESUS É FALSA

15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado

Aqui o escritor sagrado aos hebreus nos declara que, o senhor Jesus é nosso grande sumo sacerdote; e que, como homem Ele bem pode compadecer de nossas fraquezas; pois em tudo Ele foi tentado, porem, em nada Ele pecou. Nesta declaração o escritor está dizendo que Jesus não estava isento de cometer pecado, isto dependia dEle; pois em tudo Ele foi tentado. Se Ele foi tentado, então A doutrina da impecabilidade de Jesus Cristo é falsa.
          Quando alguem é tentado por alguma coisa, isto só acontece depois desta pessoa desejar aquilo que lhe é proibido; e somente depois de consumar o ato é que se torna em pecado. O desejo é o inicio para a consumação do pecado. 15 Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.  A concupiscência significa o desejo humano, que concebe e dá à luz o pecado que ao ser consumado gera a morte, isto é, gera a separação do homem e Deus. Jesus como todo ser humano teve a mesma tragetoria e tendencias do ser humano; as diferenças entre Jesus e os outros homens foi no que tange a sua obediencia, pois foi cem por cento fiel, o que nenhum outro conseguiu. A Bíblia nos diz que mesmo Ele sendo filho, aprendeu a obediencia por aquilo que padeceu Hb. 5.8; isto significa que Jesus passou pelo aprendizado que envolve a vida de todos nós, e sua opção foi para o lado certo, santificou sua vida de forma exemplar Jo.17.19. E só veio a ser o grande Redentor de nossas almas depois de consumar o seu trabalho; Ele é a causa de nossa salvação Hb 5.9. Muitos pensam que Jesus já nasceu pronto para nos salvar, porem, nestas passagens que estamos meditando podemos ver que, Ele padeceu no preparo para se tornar a causa de nossa salvação. E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens Lc 2.52. Veja que Jesus crescia em sabedoria, e em estatura, e graça diante de Deus e dos homens. Ele crescia, porque quando nasceu era pequeno lhe faltava o conhecimento o que era necessario para o desempenho de seu trabalho. Ele não nasceu sabendo, mas, foi humilde para aprender por meio de seus sofrimentos; enquanto crescia em estatura, e sabedoria e graça diante de Deus. tudo foi adquirido pelos seus esforços. Ele não era impecavel; mas, era fiel e fugia do mal constantemente. Foi assim que o filho de Deus venceu. Mesmo sendo tentado venceu pela sua obediencia.   
.

5 comentários:

  1. Querido pastor, é necessário, como já disse em outra oportunidade, que confiemos na verdade objetiva de cada passagem bíblica, conforme a sua construção gramatical, porque a construção do texto gramatical da bíblia nunca muda, por isso devemos desprezar o subjetivismo.
    Bom, vamos lá.... se vamos falar da impecabilidade de Jesus, seria necessário discutir alguns pontos importantíssimos da doutrina Kenosis, pois quando se fala da impecabilidade de Cristo ou da “possibilidade” DELE ter pecado, automaticamente estamos falando sobre a humanidade DELE. Com a certeza de que o senhor conhece bem essa doutrina, podemos pular essa parte e irmos diretamente ao que interessa, mas antes deixe mencionar aqui uma das falsas teorias da Kenosis (apoiadas pelos que defendem a possibilidade de Cristo pecar) : “Cristo não poderia ser um sumo sacerdote compassivo, conforme está escrito em HB 4:15, pois se ELE era incapaz de pecar também não poderia ser genuinamente tentado.” Tomei por base essa falsa teoria para falarmos sobre o assunto, devido o senhor ter mencionado que a doutrina da impecabilidade de Cristo é “falsa” simplesmente pelo fato DELE ter sido tentado. Na minha opinião, a tentação de Cristo provou a impecabilidade DELE, com isso fez do Senhor, capaz de assumir a posição de sumo sacerdote compassivo. Em CL 1:19 diz: "porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude" e em CL 2:9 : "porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade." Baseado nesses dois vs, podemos entender que acreditar que o FILHO poderia pecar é o mesmo que acreditar que o PAI também poderia. Continua...

    ResponderExcluir
  2. ... Continuação

    Embora as naturezas de Jesus sejam 100% divina e 100 % humana, essa segunda natureza não é a mesma natureza pecaminosa com a qual os seres humanos nascem. Apesar das tentações pela qual ele passou, não pecou... porque? Porque Deus é incapaz de pecar, isso vai contra sua própria natureza. Em HB 2:17 está escrito o seguinte: “Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo” Note que diz de Cristo ser “semelhante”, o senhor pode perceber que não fala que se fez “igual”, existe diferença entre semelhante e igual. Semelhante (do latim vulgar "similiante-", “que semelha”) significa parecido no aspecto, no caráter, etc.; idêntico; comparável. E o adjetivo Igual (do latim "aequale-", “idem”) quer dizer que tem a mesma grandeza ou o mesmo valor, sem diferença, idêntico. Diz-se que uma coisa é semelhante a outra, quando são quase iguais, mas existem ligeiras diferenças. Ele é sui generis, diferente de nós, então sendo Jesus diferentemente de nós, ELE não tinha o germe do pecado em outras palavras Jesus não tinha a natureza decaída, pecaminosa, com seus desejos e concupiscência e por isso só foi tentado por Satanás e pelas coisas do mundo. Jesus Cristo não era um ser criado, mas o próprio Deus encarnado “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. “ (Jo 1.14). Aqui “Unigênito” é monogenes... no grego, “único do gênero”). Agora pense, Jesus (o próprio Deus encarnado) é incapaz de pecar, em lugar nenhum da bíblia diz que o Senhor Jesus deixou de ser Deus, podemos ver que apesar de Jesus ter nascido como homem e como homem, ter sofrido, sentido dores, fome, sede, foi tentado pelo diabo e pelas coisas do mundo ELE nunca deixou sua divindade, santidade, verdade ou qualquer outro atributo moral, Jesus é um ser SANTO em absoluto e de forma alguma poderia ter pensamentos ou desejos pecaminosos. Agora medite neste versículo que está em RM 8:3 “Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado” Veja pastor, mais uma prova de que Jesus Cristo é diferente de nós, que herdamos os efeitos da “queda” Continua...

    ResponderExcluir
  3. ... Continuação

    Nós seres humanos pecamos por termos nascidos pecadores, mas Cristo não, ELE não poderia ter pecado porque descendia da Divindade e não da descendência de Adão. Volto a dizer, Jesus foi tentado, mas ELE não tinha os mesmos desejos que temos com nossa natureza decaída e pecaminosa, os primeiros humanos, (Adão e Eva) quando foram tentados sucumbiram, porque eram terrenos, da mesma forma que somos hoje, mas Cristo (o 2º Adão é celestial) apesar de celestial, venceu a tentação como um homem. Quando TG 1:14-15 descreve sobre a tentação, ele fala da tentação que nasce de desejos pecaminosos que habita em nosso interior, veja que esses desejos tem a “natureza pecaminosa” por isso Jesus não tinha esses tipos de desejos, para pecar, pois ELE não nasceu da linhagem de Adão e não sentia nenhum desejo de pecar. Até conosco que somos pó, tem tentações que não surtem efeito nenhum sobre nós, por exemplo, se o senhor não tem vontade (desejo) de matar uma pessoa e seu caráter não é inclinado à isso, não o fará, embora tenha sido tentado.

    De acordo com todas as profecias bíblicas, e com o texto de Lucas 19:10, Jesus Cristo, veio ao mundo para buscar e salvar o perdido e não para pecar. Pastor o VT todo fala da missão de Jesus, por isso não poderia de forma alguma fracassar, principalmente fracassar pecando. Em JO 10:35 Jesus disse que as Escritura não podem ser anulada. Portanto se Jesus fosse capaz de pecar, violaria muitas profecias, pense quantas profecias deixariam de se cumprir e a Bíblia teria que ser anulada. A bíblia diz que ELE veio para salvar o mundo, se fosse ao contrario diria que ELE veio “tentar” salvar o mundo. Se fosse possível Jesus ter pecado, nós estaríamos no bico do corvo, isso é, estaríamos perdidos, pois não se consumaria a obra para nossa salvação. A Bíblia nos ensina claramente que Jesus Cristo não poderia ter pecado. Jesus Cristo é Deus-Homem, isso é tem a mesma essência que teve aqui neste mundo e eternamente será assim, já pensou se existisse a possibilidade DELE ter pecado, então poderia pecar até hoje.

    Transcrevo aqui duas perguntas do Catecismo de Heidelber para maior compreensão do porque Cristo tinha que ser sem pecado:

    16. Por que o Mediador deve ser verdadeiro homem e homem justo?
    R. Deve ser verdadeiro homem, porque a justiça de Deus exige que o homem pague o pecado do homem (1). Deve ser homem justo, porque alguém que tem seus próprios pecados, não pode pagar por outros (2). (1) Is 53:3-5; Jr 33:15; Ez 18:4,20; Rm 5:12-15; 1Co 15:21; Hb 2:14-16. (2) Sl 49:7; Hb 7:26,27; 1Pe 3:18.

    18. Mas quem é esse Mediador que, ao mesmo tempo, é verdadeiro Deus (1) e verdadeiro (2) homem e homem justo (3) ?
    R. Nosso Senhor Jesus Cristo (4) , que nos foi dado para completa salvação e justiça (5).
    (1) Jr 23:6; Mt 3:1; Rm 8:3; Gl 4:4; 1Jo 5:20. (2) Lc 1:42; Lc 2:6,7; Rm 1:3; Fp 2:7; Hb 2:14,17; Hb 4:15. (3) Is 53:9,11; Jr 23:5; Lc 1:35; Jo 8:46; Hb 4:15; Heb 7:26; 1Pe 1:19; 1Pe 2:22; 1Pe 3:18. (4) Mt 1:23; Lc 2:11; Jo 1:1,14; Jo 14:6; Rm 9:5; 1Tm 2:5; 1Tm 3:16; Hb 2:9. (5) 1Co 1:30; 2Co 5:21.

    ITM 3:16 diz: “Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória.” ALELUIA... GRANDE É O MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO DE CRISTO.

    Enquanto escrevia isso, me lembrei de algumas obras mundanas como Livros enganosos e ofensivos do tipo Código Da Vinci e filmes do gênero e me pergunto, será que isso não leva alguns teólogos e estudantes da Palavra de Deus a tirarem idéias e formar teorias de que Cristo Jesus poderia pecar?

    No amor de Cristo, nosso Senhor e Salvador, um grande e forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. O Diabo não tinha natureza pecaminosa e no entanto pecou. A diferença entre entre Adão e Jesus, são as escolhas. Adão foi criado sem pecado e no entanto escolheu pecar. Cristo por sua vez escolher obedecer a Deus, ai reside a grande diferença. O que nós temos que entender é Cristo teria que vencer como humano, e jamais poderia utilizar da prerrogativa de ser filho de Deus (Divino). Tente imaginar um imperador nos tempos antigo que resolvesse entrar na arena para lutar com algum gladiador, ele continuava imperador mas no momento que ele entrava na arena, ele estava sujeito as mesmas regras de todos os lutadores, jamais poderia ter algum tipo de privilegio, inclusive poderia ser morto por um dele. O que fez Jesus vencer foi a suas orações, seu desprezo pelo pecado, enfim Cristo venceu o pecado por que tinha a plenitude de Deus em Vida, ou seja, vivia na dependência de Deus.

    Simão Portela

    ResponderExcluir
  5. Permitam-me entrar nesta troca de idéias.
    Lúcifer e Adão não tinham a natureza divina.
    O Pecado, portanto, não respeita a natureza sem pecado.
    Para fazer frente ao pecado, somente A PRÓPRIA NATUREZA DIVINA.
    Por isso Jesus não poderia pecar.
    Imagine o cenário: DEUS PODE PECAR. Se Deus pode pecar, então acabamos de declarar que Ele é menor que o pecado, que o pecado pode afetá-lo.
    Se dissermos que DEUS PODE PECAR MAS ESCOLHE NÃO PECAR então Deus tem o mal em si mesmo, e usa o poder de escolha para vencer. ENTÃO O PODER DE ESCOLHA É QUE CONTROLA DEUS... adoremos pois ao livre-arbítrio...
    NILS

    ResponderExcluir