quarta-feira, 3 de agosto de 2011

APRESENTACÃO


O método empregado pelo autor nas demonstrações é racionalista, uso da razão. Aqui o autor dá ênfase em suas demonstrações levando o leitor para o caminho da razão. Isto é, usa-se a idéia do pensamento, e atribui o conhecimento da alma ao atributo do pensamento. Prova contundentemente a existência de um Deus absolutamente Infinito e único sendo por isso mesmo a causa de todas as coisas existentes como sendo imanente da substancia absolutamente Infinita. Nada deve ser entendido pelo conhecimento da experiência. O conhecimento empírico não deve ser o método para entender e conhecer as coisas existentes e suas causas. Mas somente o comportamento por causa secundaria após a criação. Se tratando de coisas absolutamente Infinitas, se emprega metodologia que procede nos ditames da razão. Como por exemplo, Deus; deve ser entendido por vários modos de concepção. Quando visto pelo atributo A, se vê da forma de A; mas quando visto pelo atributo B, se procede da mesma forma. Como conceber Deus? Se nunca fora visto por alguém. Somente pelo conhecimento a priori. Isto é, sem o conhecimento da experiência por não termos nem um tipo de experiência física com Ele. Mas sabemos que Ele existe, por qual meio? Pelo conhecimento do racionalismo, ou pela razão. Assim como duas unidades  adicionadas a duas outras (2+2 é = 4) resultariam em quatro unidades, ainda que o numeral quatro pudesse ser conhecido por outro nome, mesmo assim seria quatro. Isto é um conhecimento nascido da razão.
Por conseguinte não importa o nome a que se dá a um determinado objeto; porque o verdadeiro conhecimento de uma determinada coisa, não se limita no nome que lhes dão, mas no que ele pode, no seu modo de ser. Este escritor insiste com toda determinação, em afirmar que Deus é único, absolutamente verdadeiro. Prova contundentemente que toda a demais criatura existente deve tudo quanto possui em sua constituição, a sua causa única, Deus. Isto é racional! Por outro lado se vêem claras e evidentes que ao Ser Absolutamente Infinito não pode ser atribuído causa anterior; isto é, Deus é causa de todas as coisas. Isto também é razoável.

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