segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Continuação

confiando em Davi, foi decepcionado? Isto é possível, acontece que do ponto de vista interior a decisão era unicamente da responsabilidade de Davi, não de Deus. O querer aqui era decisão de Davi, se a vontade de Deus era diferente da de Davi, então ele teria que usar a sabedoria como Jesus: “Faça a tua vontade, não a minha”. Joabe usado por Deus tentou livrá-lo, mas ele não quis. Diferente de Jó que mesmo acusado pelos seus amigos, perseverou em obedecer a Deus. Nem mesmo o Senhor Jesus podia confiar em sua própria vontade, pois no homem há limitações; ainda bem que o próprio Davi reconheceu o seu erro e recorreu a Deus para ser tratado por Ele; pois erro assim tem um preço a ser pago Hb 10.26-27; 12.6-7. O profeta Gade lavrou a sentença e Davi escolheu cair na Mão de Deus, que ao executar arrependeu-se, e poupou Jerusalém 1ª Cr 21.15. Davi ao assumir o seu erro, absolve Deus e também a Satanás; nisto ele declara que sua incitação é procedente de seu livre decretar, quando ele não podia; pois que Deus era soberano em Israel. As decisões neste aspecto não eram alçadas do homem, pois Deus é guarda de Israel Sl 121.4. Já neste caso se numera ou deixa de numerar, quem decide é o homem, “se” quiserdes... A conjunção “se” é condicional. Assim defino estas passagens da seguinte forma: Deus lança o desafio dizendo:
a) Deus ordena: Davi numera o povo; esta era prova para saber se Davi optaria pelo certo ou pelo errado.
b) Satanás se levanta contra Israel, e incita Davi a numerar o povo
c) Davi desvia-se do seu próprio conhecimento de Deus, e sede a tentação de numerar o povo, o que era a maior prova de sua falta de confiança em Deus.
            De forma que 2º Sm 24.1; narra o desafio de Deus testando o conhecimento e a confiança do rei Davi. Já em 1ª Cr 21.1; o escritor narra a ação de Satanás contra Israel incitando o rei Davi a agir sem nenhuma confiança em Deus, numerando o povo. No caso de Abraão Satanás não teve lugar para incitá-lo a desobediência porque Abraão foi extremamente fiel. E no caso de Jó era o próprio Satanás que o tentou contra seus bens e sua saúde. Deve-se notar também que não houve citações verbais, tudo ocorreu no sistema interior de Davi. Ele concebeu o desejo como se fosse algo de Deus, depois de conceber aquela idéia é que Satanás entra em ação e o incita fortemente para cumprir o seu intento. Deus tenta salva-lo usando o capitão do exercito, porem foi em vão. Deus esperava coisas melhores de Davi,porem ele neste episodio fracassou. Em suma Deus testou Davi, e Satanás incitou  davi para nao passar no teste.              

Nenhum comentário:

Postar um comentário