domingo, 19 de dezembro de 2010

TEORIAS UNITARIANOS

As principais idéias que defendem são as seguintes:
1º) Que na Divindade haja somente uma Pessoa.

2º) Que os termos "Pai" "Filho" e "Espírito Santo" se refiram não a três Pessoas distintas, mas, a três manifestações de uma só Pessoa Divina que seria Jesus o Deus encarnado.
Nesta idéia Jesus seria: O Pai, o Filho, e o Espírito Santo manifestado ao mundo. Em suas reuniões solenes, gostavam de afirmar que "Jesus era o Único Deus". Em suas literaturas publicavam sua crença ao afirmarem: "Nós cremos em um só Deus"; isto é, em uma só Pessoa na Divindade. Afirmavam que os termos usado pelos escritores da Bíblia, se referiam as manifestações de Deus como Pai, outras vezes como o Filho e ainda outras vezes como Espírito Santo, mas, era a mesma Pessoa Divina que manifestava. Desta forma afirmavam categoricamente que os três eram uma só Pessoa. Tais afirmações são incoerente com a Bíblia, isto podemos notar nas palavras dos Apóstolos quando anunciavam a doutrina de Deus através de suas Escrituras. Convém-nos atentar para os avisos, e neste particular vemos o Apóstolo João em sua 1ª carta dizendo: "Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho"
Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo, que nega, o Pai e o Filho. Quaisquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai 1ª Jo 2.22,23.
AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo 1ª Jo 4.1,2,3.
O Apóstolo João definiu de forma contundente a personalidade das três CONTINUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário