segunda-feira, 5 de setembro de 2011

QUEM REALMENTE TENTOU DAVI A NUMERAR O POVO? Resposta para Jailton


A numeração do povo e o castigo que Deus enviou

   E A IRA do SENHOR se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá. ENTÃO Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.
2º Sm 24.1; 1ª Cr 21.1.

            Certamente há na Bíblia assuntos de difíceis interpretações, porém ela possui uma linha geral de ensinamentos, os quais nunca fogem a idéia geral do pensamento divino. A Bíblia nunca entra em incoerência, quando deparamos com pontos de difícil interpretação, e que não entendemos isto se deve a tradução, ou são erros de digitação ou edição; ou talvez até mesmo as pontuações gramaticais possam dificultar o entendimento. Outro ponto que deve ser observado é: quem estava falando; com quem estava falando; em que tempo estava falando – passado - presente - ou futuro; em que lugar estava falando – céu – terra – inferno – em que dispensação estava falando – na inocência, consciência, governo humano, patriarcal, lei, graça – enfim, há uma gama de critérios a serem tomados para uma boa interpretação, seguida dos métodos hermenêuticos. As passagens que estamos analisando, observa-se em primeiro lugar que tais acontecimentos se deram na época do AT, o povo era regido por LEI, isto significa que eles não eram livres para agir; isto é, não tinha o direito de livre arbítrio. Estavam em constantes testes, pois Deus queria saber se o coração deles era fiel ou não. Vj. Dt 8.2;13.3;Ex 16.4;2ª Cr 32.31. Assim também até nosso patriarca Abraão passou por este teste, somente depois que ele tomou o cutelo e levantou seu braço para imolar a Isaque, foi que Deus disse: “agora sei que temes a Deus”. Gn 22.1,11. Isto só aconteceu por causa da dispensação em que eles viveram. Na atual dispensação da graça, os crentes são livres e, portanto, não podem sofrer este tipo de testes vj Tg 1.13-15. A salvação nesta nova aliança depende do livre decretar do homem: “com o coração se crê para a justiça, mas com a boca se faz confissão para a vida eterna” Ro 10.11. Deus trabalha na legalidade, e Satanás também não pode fugir a legalidade 1ª Jo 5.18;1ª Co 3.17. No tempo de Jó, a sua fidelidade foi subestimada por Satanás, foi aí que Deus confiou em seu servo Jó e o colocou a provas diante do adversário vj hb.2.13;. Foi um risco para Deus, porem Jó deu provas contundentes de sua fidelidade Jo 2.9-10. E o mais Deus confia em seus servos. Em ambas as passagens de 2º Sm 24.1 e 1ª Cr 21-1; a discordância se encontra em quem incitou a Davi; porem o resultado das duas passagens mostra o descontentamento de Deus no ato de Davi. Neste ultimo aspecto não há discordância. Será que Deus ao arriscar-Se

2 comentários:

  1. MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
    Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir