terça-feira, 22 de novembro de 2011

A ALMA HUMANA

A ALMA HUMANA

1)    A alma – a alma está localizada entre o corpo e o espírito; é mediadora do espírito para trazer-lhe o conhecimento das coisas físicas.
2)    A alma – se alegra no presente, o passado para ela deixou de existir, e o futuro ainda não existe. A única segurança da alma está no presente e por esta segurança ela luta com todos os seus conhecimentos.
3)    A grande demanda da alma – o bem estar do corpo no momento; pois ela é alimentada pelos impulsos dos sentimentos de alegria ou de tristeza, tendo como objeto principal o corpo; o bem estar do corpo é a alegria e contentamento da alma.
4)    A alma por não conhecer o futuro, ignora o mal ou o bem, o mau ou o bom futuro; para a alma tanto o céu como inferno, é ignorado no presente; o que tem valor para ela é o prazer do momento. Nesta demanda ela sempre procura o prazer da carne para satisfazer o seu ego, e sentir a vontade no corpo. Não obstante ela ser carnal pode sentir prazer também nas coisas espirituais, isto acontece quando o seu espírito ajudado pela unção de Deus, a empurra para as coisas espirituais; assim ela sente segura e se alegra, pois ela é o centro das emoções; sua segurança é o espírito que é o centro da razão, quando ela obtém este conhecimento descansa.
5)    O objeto da alma é o corpo. Ela usa o corpo por meio dos sentidos, estes sofrem os impulsos e transmite ao conhecimento intelectual que cai no nosso entendimento. Isto se o corpo estiver em pleno funcionamento, saudável quanto à saúde física. Por esta razão o vício pode alegrar no momento, mas trazer conseqüências tristes (doenças que deixa marca de sofrimento) para alma de forma que esta pode cair em depressão.
6)    O objeto do espírito é a alma, ele quer a todo custo fazê-la compreender que o prazer do presente é passageiro, e que o prazer do futuro é duradouro. Assim ele trabalha a alma pelo motivo de não ter ligação direta com o corpo. De forma que o corpo é campo de batalha do espírito e da alma. O espírito tem conhecimento do corpo glorioso, enquanto que a alma só conhece o corpo presente, e por isto ela procura satisfazer este corpo carnal para ela também sentir feliz. O grande obstáculo é sem duvidas o motivo do comando do Ser estar a cargo da alma. Ela é quem comanda todo Ser. Quando a alma é convencida pelo espírito, ela despreza o corpo, assim obtém a vida. Por esta causa Paulo ensinar “se viverdes segundo a carne morrereis, mas se pelo espírito mortificardes as obras do corpo vivereis”.
7)    O corpo não possui vontade própria, mas se move pelos instintos aturais e pelos vícios; quando movidos pelos instintos naturais não promove nenhum tipo de pecado; mas quando movidos e arrastados pelos vícios, estes podem ser pecaminosos. No entanto em Si o corpo não peca por não possuir vontade; todavia há pecado no corpo.
8)    O corpo é movido pelos sentidos; assim os impulsos da alma refletem no corpo desejos e vontade. Aquilo que apraz a alma são os atos e ações que atendem os instintos naturais, os quais foram aberrados pelo pecado lá no Éden, como também os vícios adquiridos pelo meio; na família, na escola, no trabalho, na Igreja etc.
9)    A alma empurra o corpo a praticar aquilo que promove saúde ou doença, mas que no presente se deleita em prazer. Assim muitos viciados estão doentes hoje, por causa desta demanda; estes procuram os vícios para ter pelo menos um minuto de prazer. Assim passa embriagados e dopados o tempo todo, pois não querem tomar conhecimento de seu estado miserável. Ficam rebeldes porque precisa convencer a todos que estão corretos e felizes. E quando caem em Si, entram em depressão, a um passo do suicídio. Se acontecer e houver uma conversão, a alma neste estado passa a confiar no espírito, e despreza o corpo de tal forma que todos vêem nela uma nova criatura; assim não cai em depressão, mas na auto-estima, e si considera um cidadão do céu. Desta forma se descobre que a depressão é realmente uma patologia da alma. 
10) O espírito é por natureza o centro da razão humana. É nele que está a unção do Espírito de Deus, que orienta a alma a andar no caminho do espírito. O espírito tem a função de mostrar a alma o caminho da razão, pois sendo a alma o centro das emoções, ela tende-se a andar pelos sentimentos nascidos nas paixões, ao contrario do espírito que despreza as emoções preferindo as virtudes da razão. Os sentimentos são por natureza instintos naturais do Ser humano; a alegria, a tristeza, resulta em amor ou ódio. Tais idéias não são virtudes, mas paixões da alma. São fraquezas de onde nasce à misericórdia, o ódio, o amor acima do razoável, o desprezo, a vangloria, o egoísmo, a soberba, o orgulho etc.

COMENTÁRIO

1)    a) A alma sendo o centro das emoções é afetada pelos impulsos e instintos naturais. Tais impulsos resultam em sentimentos que chamamos de paixões da alma. Daí descobrirmos que as emoções nascidas dos impulsos naturais, aberrados em certo grau; são paixões carnais isentas de qualquer natureza espiritual. Os sentimentos sejam eles de alegria ou de tristeza, neste estado pecaminoso em que toda humanidade está mergulhada; não são virtudes. Assim as paixões nascem dos desejos da alma, na demanda de se alegrar nos atos e ações naturais e aberrados dos sentidos do corpo. Enquanto que as virtudes nascem dos desejos naturais, associados à vontade do espírito que é o centro da razão; na demanda de alegrar-se nos atos e ações espirituais. 1) a alegria nascida das paixões da alma, são passageiras e carnais. 2) a alegria nascida da razão, é uma virtude duradora.
2)    b) A alma sendo mediadora entre o corpo e o espírito, ela condiciona ao espírito o conhecimento das coisas físicas por meio dos sentidos do corpo. Assim tais conhecimentos caem no entendimento da alma por meio do raciocínio intelectual. Desta forma o espírito por meio da alma capta o mesmo conhecimento e aplica-os, usando a razão que equilibra todo Ser, tornando assim um homem espiritual.
3)    c) A tendência da alma são as coisas físicas que agradam o corpo; pois ela se compraz em habitar num corpo saudável, pois sua demanda é alegrar-se no presente; isto porque o passado para ela não existe mais, e o futuro ainda não existiu, desta forma o que mais lhe interessa é o presente. Assim ela sempre empurra o corpo para os atos e ações que satisfaz os seus vícios e os seus instintos naturais, para sentir a vontade dentro do corpo. Na realidade a alma em Si não aprecia nenhum tipo de atos agradável ao corpo, mas ela tende a isto para ter em mãos um corpo saudável. O cavaleiro não aprecia o capim que dá vida ao cavalo, mas leva o animal ao pasto para ter em mãos uma ótima condução. Assim é a alma.
4)    a) O corpo acostuma e adapta no meio, no estado, no tempo, no espaço, e desenvolve característica protetora para o ambiente em que vive. Entre tudo é capaz de viciar dentro e fora de seus instintos naturais. A alma se adapta visando o bem estar do corpo sua morada peculiar. Nisto a alma usa a mente e a consciência, faculdades própria de sua natureza, mesmo ocupando espaço íngreme difícil, ela é capaz de conciliar seus pensamentos e desfrutar de algum tipo de felicidade. Por esta causa muitos vivem no sofrimento, mesmo assim não procuram uma saída. O meio é tão influente no Ser, que mesmo sabendo que em outro lugar, em outro Estado o de seu país o meio é melhor de se viver, há maiores facilidades, o índice de emprego maior etc. Todavia prefere viver ali quase que sucumbindo na miséria onde se sente mais seguro.
 Pr João Antônio Barbosa






Um comentário:

  1. A oração está correlacionada a meditação; pois quem deve orar é a alma, sendo ela carente do comando do espírito humano,para ter comunhão com Deus. Assim que para sua oração ser ouvida é necessario sua alma se derramar diante de seu espírito; devemos sempre que orarmos fazer o serimonial em primeira instancia; isto é, adorarmos e louvarmos até que nossa alma se derrame na presença de Deus. Quando isto acontece estamos prontos para fazer nossos pedidos. Obviamente para isto acontecer mais facilmente, o silencio e a solidão são vitais para a alma. Pois que ela vive em demanda das necessidades do corpo seu habitat por exelencia, desta forma orar a sós e em silencio é uma preferencia da alma. Quanto a sermos perseguidos justamente quando somos fies, é a lógica natural das coisas; pois que quanto mais fiel voce procurar ser, mais contrario ao mal voce estará; assim Jesus podia dizer: Bem-aventurado os que choram; os que sofrem perseguição por causa da justiça etc. A bemaventurança não é para os que estão traquilos mas para os perseguidos. Quer servir a Deus? Então terás que estar dispostos a sofrer. No mundo tereis afliçõs; a doutrina da prosperidade, em certo ponto é herética. Que Deus vos abençoe.

    ResponderExcluir