sábado, 3 de março de 2012

ADULTÉRIO À LUZ DA BÍBLIA


 Respostas às perguntas de nossos internautas
                        O ato de adultério, isto é, o ato sexual de um homem casado ou não, com uma mulher casada, chama-se adultério. É portanto um ato condenável pelos ensinamentos Bíblicos. Devemos, no entanto, sabermos diferenciar tais formicações que são realmente adultério. Lv 19.20 E, quando um homem se deitar com uma mulher que for serva desposada com outro homem, e não for resgatada nem se lhe houver dado liberdade, então serão açoitados; não morrerão, pois ela não foi libertada
                        Neste caso especifico, não morreriam, mas seriam açoitados, corrigidos. Porque na verdade o agravante neste caso seria abrandado por ser a serva sujeita ao seu senhor. Ele o senhor da serva tinha direitos ainda que restritos, porem neste caso a pena não seria a morte, mas o açoite.
                        Porem quando a mulher era casada, aí sim; ambos seriam mortos. Vejam: Lv 20.10 Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera.
                   Isto tanto faz o homem ser casado ou solteiro, se a mulher fosse casada morreria ambos os adúlteros. Se um homem casado deitasse com uma jovem a situação seria diferente. Porque o agravante aqui seria o marido; pois a mulher casada tem por dono o seu marido. Assim o pecado aqui é uma ofensa ao marido, que na realidade seria traído pela mulher e também pelo homem que a possuiu. As autoridades devam ser respeitadas, pecar contra uma autoridade é ferir um principio divino. Por esta razão o sentido etimológico da palavra original da Bíblia para “adultério gr. moiceia”, remoção dos marcos da lei do casamento, ou de qualquer responsabilidade que nos for imposta por lei; e ainda mais, é a inversão de valores físicos ou espirituais. Jr 3.8; 13.27;Ez 13.17;Os2.2;  
                         Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.
3  De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido Ro 7.2.2.
                        Os adúlteros serão condenados e perderão o reino de Deus; se permanecerem na desobediência.
                        Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,
nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus 1ª Co 6.9-10.
                        Se uma mulher deixar o seu marido e casar com outro, adultera, e quem casar com ela adultera também; veja: Qualquer que deixa sua mulher, e casa com outra, adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido, adultera também Lc 16.18.  O divorcio foi concedido por Moises aos filhos de Israel, somente no caso de prostituição, e isto por causa da dureza de coração deles. Deve-se observar que prostituição não é o mesmo que adultério veja:
                        13 Quando um homem tomar mulher e, depois de coabitar com ela, a desprezar,
14 E lhe imputar coisas escandalosas, e contra ela divulgar má fama, dizendo: Tomei esta mulher, e me cheguei a ela, porém não a achei virgem;
15 Então o pai da moça e sua mãe tomarão os sinais da virgindade da moça, e levá-los-ão aos anciãos da cidade, à porta;
16 E o pai da moça dirá aos anciãos: Eu dei minha filha por mulher a este homem, porém ele a despreza;
17 E eis que lhe imputou coisas escandalosas, dizendo: Não achei virgem a tua filha; porém eis aqui os sinais da virgindade de minha filha. E estenderão a roupa diante dos anciãos da cidade.
18 Então os anciãos da mesma cidade tomarão aquele homem, e o castigarão. 19  E o multarão em cem ciclos de prata, e os darão ao pai da moça; porquanto divulgou má fama sobre uma virgem de Israel. E lhe será por mulher, em todos os seus dias não a poderá despedir.
20 Porém se isto for verdadeiro, isto é, que a virgindade não se achou na moça,
21 Então levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade a apedrejarão, até que morra; pois fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai; assim tirarás o mal do meio de ti Dt 22.13-21.
                   Neste caso quando um homem casava com uma jovem, e esta moça já tivesse tido relações sexuais na sua mocidade, então neste caso e somente neste caso o homem tinha direitos de dar cartas de divorcio. No caso de adultério, morreria os dois, de forma que os traídos ficariam livre para casar de novo. Veja:
                   22 Quando um homem for achado deitado com mulher que tenha marido, então ambos morrerão o homem que se deitou com a mulher, e a mulher; assim tirarás o mal de Israel Dt 22.22.
                        Se a mulher crente tem marido incrédulo e este não permite coabitar com ela sendo crente, nos entendemos neste verso que ela pode deixá-lo, porem que fique sem casar. Na Bíblia não encontramos nenhuma passagem que libera o esfacelamento do casamento dando direitos a novas núpcias. Veja:
                   10 Todavia, aos casados mando não eu, mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.
11 Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher 1ª Co 7.10-11.
                        Nesta passagem Paulo demonstra dando uma saída para os que pretende deixar as obrigações do casamento, dizendo que se apartar que fique sem casar ou que se reconcilie com o marido. Esta é a única condição para um casamento desajustado. Sabendo que tudo que se planta aqui, aqui se colhe; o preço é inevitável até porque é a única forma de se purificar para ter uma vida condizente com os céus Gl. 6.7-8. Hb 12.6,7,8. Compare: Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
27 Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
31 Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo Hb 10.26,27,31. Então tomemos cuidados especiais acerca de nossa vida espiritual, pois os avisos estão todos aí na palavra de Deus. Se olharmos para a vida de Davi descobriremos o quanto é doído pagar o preço de uma desobediência. Veja o que aconteceu com Davi servo de Deus quando caiu no adultério com a mulher de Urias o Eteu:
                        E disse Aitofel a Absalão: Possue as concubinas de teu pai, que deixou para guardarem a casa; e assim todo o Israel ouvirá que te fizeste aborrecível para com teu pai; e se fortalecerão as mãos de todos os que estão contigo. Estenderam, pois, para Absalão uma tenda no terraço; e Absalão possuiu as concubinas de seu pai, perante os olhos de todo o Israel. E era o conselho de Aitofel, que aconselhava naqueles dias, como se a palavra de Deus se consultara; tal era todo o conselho de Aitofel, assim para com Davi como para com Absalão 2º Sm 16.21,22,23.
                        Seu próprio filho possuiu suas mulheres aos olhos de todo Israel, porquanto Davi havia cometido um pecado duplo diante do seu Deus. a cobrança vem, pois quando semeamos um simples grão, ele nasce e produz centenas de outros grãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário