terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


ISAQUE ABENÇOA A ESAÚ

 

Gn 27.38,39,40.  E disse Esaú a seu pai: Tem uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz, e chorou.

Então respondeu Isaque, seu pai, e disse-lhe: Eis que a tua habitação será nas gorduras da terra e no orvalho dos altos céus.

E pela tua espada viverás, e ao teu irmão servirás. Acontecerá, porém, que quando te assenhoreares, então sacudirá o seu jugo do teu pescoço.

 

            Nas bênçãos de Isaque aos seus filhos Jacó e Esaú, incluem as gorduras da terra, que podem ser entendidas como sendo o petróleo abundante naquelas regiões do oriente médio. Comp. Gn. 27.28.

Esaú tomou mulher das filhas de Ismael e fortaleceu como determinou as bênçãos de seu pai Isaque. E habitou os lados de Avilá até Sur, e se tornou uma nação grande. Nesta mesma terra se estabeleceu os filhos de Ismael, a começar por Esaú que se casou com uma de suas filhas. Os Árabes são em parte descendentes de Ismael, e outros filhos de Abraão como também parentes o seu sobrinho Ló; todos estes filhos de Abraão fixaram morada entre Avilá e Sur. A promessa feita a Esaú, certamente se estendeu a todos árabes que habita na terra rica de petróleo, o que nós entendemos ser a interpretação correta das gorduras da terra. Muito embora em algumas edições da Bíblia mais recente diz-se: “longe das gorduras” no lugar de “nas gorduras da terra habitaras”  todavia acredito que tais gorduras são o que restou para Isaque abençoar a seu filho que havia sido enganado por seu irmão mais novo.
                                   Esta abundancia de petróleo nas regiões do mundo antigo, dá  nos a entender que a terra em tempos passado antes da criação do homem, fora habitada por animais gigantescos, como dinossauro. Certamente houve uma catástrofe que abalou o planeta, extinguindo com todo animal existente na época. E assim a terra ficou coberta pelas águas, descrita no gênese como “sem forma e vazia”. Quando diz que a terra “era sem forma e vazia” a palavra era grifada por mim, dá-nos uma ideia de talvez milhões de anos solar. E neste período tão longo, Deus esperava até que chegasse o momento no tempo, para recriar o planeta. E certamente houve sobre as águas milhares de tempestades, e consequentemente, cobrio todo vegetal e todos os animais que morreram soterrados. Estes enormes animais, juntamente com os vegetais, que naturalmente eram abundantes para alimentação dos dinossauros; com o passar de tempos transformaram no seio da terra, nos grandes poços de petróleos. Sabemos que as riquezas da terra são bênçãos matérias; e por isto não entra na conta dos abençoados espirituais. Jacó recebeu as bênçãos espirituais como também as matérias e físicas. Esaú perdeu a bênção espiritual, mas recebeu como Jacó uma bênção material. No caso da primogenitura, Esaú foi profano; não deu o devido valor e foi uma ação rebelde de sua parte; todavia Deus não esqueceu de seus pais, e o abençoou. 
Dt 2.4,5.
E dá ordem ao povo, dizendo: Passareis pelos termos de vossos irmãos, os filhos de Esaú, que habitam em Seir; e eles terão medo de vós; porém guardai-vos bem.
Não vos envolvais com eles, porque não vos darei da sua terra nem ainda a pisada da planta de um pé; porquanto a Esaú tenho dado o monte Seir por herança.

Esaú certamente fora circuncidado, pois era um dever dos pais circuncidar os filhos no oitavo dia de nascimento, e aqueles que não fossem circuncidados eram extirpados. e por isto permaneceu dentro da benção de Deus. Vemos também que Ismael não herdou junto com Isaque, mas, recebeu de Deus promessas, pois era filho de Abraão e fora circuncidado. Ismael tambem foi circuncidado e por ser filho de Abraão recebeu a bençam de Deus quando sedento no deserto clamou ao Deus de seu pai e fora ouvido. Assim Ismael se tornou uma grande nação e desfrutou das maravilhas do Senhor Deus de Abraão. 

 Gn 17.9.14. 
Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações
Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado.
E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós.
O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência.
Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará a minha aliança na vossa carne por aliança perpétua.
E o homem incircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo; quebrou a minha aliança.
Gn 17.20; E quanto a Ismael, também te tenho ouvido; eis aqui o tenho abençoado, e fá-lo-ei frutificar, e fá-lo-ei multiplicar grandissimamente; doze príncipes gerará, e dele farei uma grande nação.

Gn 17.23-27. 
23 Então tomou Abraão a seu filho Ismael, e a todos os nascidos na sua casa, e a todos os comprados por seu dinheiro, todo o homem entre os da casa de Abraão; e circuncidou a carne do seu prepúcio, naquele mesmo dia, como Deus falara com ele.
24  E era Abraão da idade de noventa e nove anos, quando lhe foi circuncidada a carne do seu prepúcio.
25  E Ismael, seu filho, era da idade de treze anos, quando lhe foi circuncidada a carne do seu prepúcio.
26  Naquele mesmo dia foram circuncidados Abraão e Ismael seu filho,
27  E todos os homens da sua casa, os nascidos em casa, e os comprados por dinheiro ao estrangeiro, foram circuncidados com ele.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário